quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Homem-Formiga (Ant-Man) 2015


Nota do Blog: 9,0 

IMDB

Homem de Ferro (2008) foi o primeiro filme da Marvel Studios a chegar aos cinemas. Tony Stark, brilhantemente interpretado por Robert Downey Jr, abriu o espaço para que Os Vingadores se tornassem um extraordinário fenômeno de bilheteria.

O sucesso possibilitou à Marvel um projeto articulado de lançamento de outros heróis, cujas histórias caminham paralelamente, e que, em alguns momentos, se cruzam para o desfecho conjunto na saga Guerra Infinita em 2018 e 2019.

Homem-Formiga é, nos quadrinhos, um dos fundadores dos Vingadores e neste primeiro longa somos apresentados ao herói original e ao seu sucessor, interpretados por Michael Douglas e Paul Rudd. 

A opção de apresentação pula grandes introduções e já começa em movimento. Um alívio pra muita gente que cansou de ver os pais de Bruce Wayne morrerem, só pra citar um clássico exemplo.

Homem-Formiga, ao lado de Guardiões da Galáxia, está no extremo oposto de filmes soturnos que se pretendem mais "realistas" e grandiosos, como o Batman de Cristopher Nolan e os X-Men mais recentes.

Investir no humor é naturalmente acertado; um herói "inseto" teria dificuldades em ser adaptado de outra forma. 

Não seria errado dizer que o filme é menor e "tem cara de Sessão da Tarde". A definição, longe de ser uma crítica, sintetiza que a leveza, o absurdo e o humor são seus alicerces. Os trunfos e deslizes de Homem-Formiga estão nesses três aspectos. Isto se dá pelo heterogêneo elenco coadjuvante, que ora rouba (e muito) a cena, ora causa constrangimento pela sua artificialidade.

carisma do "herói por acidente", efeitos especiais extremamente oportunos, a narrativa despretensiosa, mostram que a Marvel, definitivamente, aprendeu a explorar toda sua mitologia.


Pontos Altos: Michael Peña e seus flashbacks maravilhosos, o grandioso e bem explorado microuniverso, as interações com as formigas, o exagero do vilão Darren Cross, a graciosa filha do anti herói.

Pontos Baixos: Evangeline Lilly não convence em uma única cena.

Um comentário:

Unknown disse...

Marvel nos fez acreditar neles, fomos um pouco Thor, Homem de Ferro e Capitão América para nos dar um novo cheio de originalidade e super-herói carisma! Ant-Man é um filme muito original e engraçado. Eu me sinto ótimo que Paul Rudd quer um super-herói! e seu amigo, o ator Michael Peña é muito engraçado no filme, a propósito, esse ator acaba de sair em o filme terror The Vaticans Tape é muito emocionante e perfeita para aqueles que gostam de sentir o filme adrenalina e suspense. Este foi um grande sucesso da Marvel, e reflectiu-se no sucesso de bilheteria e os bons comentários que recebeu.