sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Boa Noite e Boa Sorte (Good Night, and Good Luck)

Diretor: George Clooney
Elenco: David Strathairn, George Clooney, Robert Downey Jr., Patricia Clarkson, Frank Langella, Jeff Daniels, Ray Wise, Reed Diamond
Gênero: Drama
Ano: 2005




Talvez um dos últimos exemplares de jornalismo crítico e independente americano o episódico confronto entre o jornalista Edward R. Murrow e o Senador Joseph McCarthy foi uma emocionante batalha entre a tão celebrada liberdade de opinião americana contra um suposto “terrorismo” contido no rótulo comunista severamente combatido na década de 50 nos Estados Unidos.
Acompanhado de uma excelente trilha sonora Boa Noite, Boa Sorte, o primeiro (e pequeno) filme de George Clooney na direção é uma excelente estreia do famoso galã de Plantão Médico.
Utilizando cenas reais e dramatizações o embate entre a única emissora a ousar questionar o método de um político aclamado é surpreendentemente excitante, algo bem difícil de se conseguir com a mistura entre política e jornalismo.
McCarthy lembra muito a Era Bush, em nome de seus objetivos escusos, mentiras são propagandeadas com falsas evidências, poder público é manipulados a todo momento, sem a mínima preocupação em ser um pouco coerente.
Os jornalistas da CBS unidos em seu esclarecido pensamento político, através da lógica dos fatos se empenharam em desacreditar o Senador entre seus eleitores e também frente ao próprio Estado americano. Uma batalha apaixonada de homens descontentes contra a decadente e inescrupulosa política oficial.
Boa Noite e Boa Sorte é um alerta para representantes do governo americano, o controle da mídia é muito importante para se obter o apoio das massas e carregar os jovens cheios de ideais para enfrentamentos cujos interesses são em sua grande maioria econômicos.
Recentemente a FOX americana se tornou alvo ao questionar a política de Obama, com propriedade ou não, há ainda algum resíduo de independência nos bastidores do jornalismo yankee.

Pontos Altos
: Trilha obviamente, David Strathaim comanda
Pontos Baixos: Final abrupto

2 comentários:

O Cara da Locadora disse...

Esse é um excelente filme e me surpreendeu muito ver o Clooney largando a canastrice...

Heitor Augusto disse...

só discordo de uma coisa: a única coisa que a fox não pratica é um jornalismo indepedente. há mto embarcaram na análise republicana do momento: os negros, a partir da entrada de obama, estão cometendo racismo contra os brancos. uma análise estafúrdia (reforçada pela fox programa a programa da grade). jornalismo independente mesmo, na tv norte-americana, ou o canal público ou o comedy central. abraços.