sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Ponyo á Beira Mar (Ponyo)

Diretor: Hayao Miyazaki
Elenco: Yuria Nara, Hiroki Daí, Jôji Tokoro, Tomoko Yamaguchi
Gênero: Fantasia/Animação
Ano: 2009





Quem entende de animação ou acompanha a produção cultural japonesa sabe muito bem quem é Hayao Miyazaki, o mestre da animação moderna, prova viva que não há idade para criatividade com seus 68 anos de idade e uma mente tão produtiva quanto inventiva.
Ponyo seria o similar japonês ao conto de fadas da Pequena Sereia, no entanto, a versão japonesa transforma uma pequena peixe dourado ansiosa por se tornar uma menina para viver um inocente amor , no pivô de um desequilíbrio ecológico de grande escala.
Sosuke é um alegre garoto que vive com sua mãe e se comunica com o pai, um pescador/navegador através de luzes na janela do seu quarto, fascinado pelo oceano o menino de 9 anos resgata um peixe dourado de uma rede. Ao peixe excepcional ele dá o nome de Ponyo e o encontro inusitado transforma a vida de ambos.
Ponyo se apaixona por Sosuke e decide se transformar numa menina, a mudança desequilibra o ecossistema aquático e partir daí Miyazaki libera sua imaginação na forma de cores e criaturas nunca antes vistas.
Ponyo À Beira Mar é uma odisseia sobre amor e ecologia, longe de ser algo eco chato o resultado da animação de Miyazaki é de tirar o fôlego visualmente com uma história simples e que agrada a qualquer faixa etária.
Sucesso de público no Japão, Ponyo é mais um filme essencial de Hayao Miyazaki.
Vale a pena.

Pontos Altos
: Criaturas raras e personalidades fortes
Pontos Baixos: Pouco popular para as Américas

Um comentário:

Ricardo Martins disse...

Sem dúvidas, estes filmes são prejudicados pela má ou pouca distribuição!

Quero muito ver Ponyo à beira do Mar, pois acho que deve algo belo, as características de Hayao são sempre ótimas!

Um filme que com certeza deve ser visto, é o que eu farei!

Abraço