sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Vigaristas (The Brothers Bloom)

Diretor: Rian Johnson
Elenco: Rachel Weisz, Adrien Brody, Mark Ruffalo, Rinko Kikuchi, Robbie Coltrane
Gênero: Aventura/Drama
Ano: 2009





Vigaristas é o segundo filme de Rian Johnson, o primeiro foi Brick (2005) um intrincado thriller que possibilitou a oportunidade do diretor em trabalhar com atores renomados como Rachel Weisz, Adrien Brody e Mark Ruffalo.
A estética noir, o humor caricato e as atuações hiperbólicas dão o tom do filme que acompanha a saga de dois irmãos que sozinhos no mundo desde pequenos sobrevivem às custas de divertidos golpes e enganações.
O mais velho Stephen acredita que a vida é um grande golpe e seu grande sonho é conseguir alcançar a perfeição onde todos os envolvidos saiam satisfeitos e felizes mesmo tendo sido ou não ludibriados.
Bloom é o irmão caçula que já se cansou de viver sob o comando do irmão e seguindo scripts, seu desejo maior é viver uma história não escrita previamente, Bloom precisa encontrar o inesperado.
Vigaristas brinca o tempo todo com o espectador, as enganações em alguns momentos nos pegam de surpresa e nunca sabemos o que foi planejado ou como aquilo foi executado.
O grande destaque de Vigaristas é a interessante personagem Penelope, interpretado por Rachel Weisz, uma solitária herdeira que ao invés de arrumar reais ocupações lia livros de todos os tipos e aprendia através deles desde uma língua exótica até uma arte marcial e as melhores coisas melhor descobrir ao assistir o filme.
Vigaristas, infelizmente é tão preocupado em armar um grande golpe ou surpreender o espectador que em certo momento nada mais daquilo faz sentido e você já não está mais acompanhando as motivações dos personagens e até se questiona se elas existem de fato.

Pontos Altos: Elenco feminino
Pontos Baixos: Nonsense

2 comentários:

Brenda disse...

Mas o nonsense é que deixou o filme legal.

Iohana Escobar disse...

Concordo com a Brenda o nonsense é que deixou legal. Mas para mim o ponto forte é a atuação do elenco eu amei todos. Dei boas risadas com as piadas sutis e inteligentes.