sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Intrigas de Estado (State of Play)

Diretor: Kevin Macdonald

Elenco: Russell Crowe, Ben Affleck, Rachel McAdams, Robin Wright Penn, Jason Bateman, Jeff Daniels, Helen Mirren

Gênero: Suspense/Drama

Ano: 2009







Conspirações envolvendo grandes corporações já se tornaram praticamente um gênero específico no cinema.

Intrigas de Estado em parcos 120 minutos oferece discussões políticas, dominação através do poderio econômico de uma grande empresa, relação extraconjugal exposta, amizade improvável entre um jornalista old school e um jovem e promissor político, a iminente morte da mídia escrita, o papel dos bloggers na formação de opinião do mundo moderno, insights com ideias brilhantes, perseguições, tiroteios, mentiras, reviravoltas e revelações.

Parece muita coisa para pouco tempo e de fato é, a tarefa de desenvolver um roteiro coerente com tanta coisa a ser dita pode significar um resultado esquizofrênico ou uma solução simplista demais.

Intrigas de Estado não é um grande filme, porém consegue segurar a atenção do espectador desde seu início chegando a seu ápice numa emocionante perseguição no estacionamento de um prédio.

Apesar da qualidade de grande parte do elenco e da competência técnica da direção algumas coisas parecem ingênuas demais, há muito tempo que a mídia escrita perdeu sua aura de “busca da verdade” ou que o jornalismo investigativo tem algum papel de fato importante para a sociedade, vivemos em outra Era.

Essa perda da inocência já nos provou diversas vezes que o vazamento de informações ou a divulgação de notícias servem sempre a algum propósito.

Como obra ficcional Intrigas de Estado cumpre seu papel em parte e deve emplacar numa Tela Quente sem grandes dificuldades.


Pontos Altos: Perseguição do estacionamento, Helen Mirren

Pontos Baixos: Clichês e repetições de velhas fórmulas, personagens sem profundidade

2 comentários:

O Cara da Locadora disse...

Hum... Não achei tão fraco assim...

Pedro disse...

Filme mediano, com um final que quase surpreende