sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Sweet Sixteen

Diretor: Ken Loach

Elenco: Martin Compston, Annmarie Fulton, William Ruane, Michelle Abercromby, Michelle Coulter, Gary McCormack, Tommy McKee, Calum McAlees

Gênero: Drama

Ano: 2003






Liam está prestes a completar 16 anos e ansiosamente aguarda o fim da pena que sua mãe cumpre na cadeia por envolvimento com o tráfico, sem um pai sua família se resume a uma mãe criminosa com um namorado traficante e uma irmã mãe adolescente.

Liam poderia viver numa periferia brasileira qualquer, o que demonstra que a globalização não se resume apenas as tecnologias e hábitos de consumo. Como todo jovem Liam gostaria de um futuro melhor e faz tudo ao seu alcance para conseguir ao menos unir sua família num lar.

Com um amigo o jovem vende cigarros o que não lhe traz muito dinheiro, o caminho mais rápido e natural o leva ao tráfico de drogas, atividade esta que já não teve muitos bons resultados em sua família, mas a falta de opções não permite outro tipo de escolha além de não se tornar usuário e apenas vender os produtos.

O grande sonho de Liam é conseguir dinheiro suficiente para comprar um trailer para morar com toda sua família, a droga é o meio para alcançar esse objetivo, mas como é de se esperar num filme de Ken Loach não há um final feliz e os esforços do jovem herói não são suficientes para superar as adversidades e suas escolhas equivocadas.

Sweet Sixteen se aprofunda numa tônica realista e pessimista, Loach encena a crítica social da periferia da Escócia que desmistifica o poder das boas intenções de um indivíduo, o meio social limita e é co-responsável pela infeliz repetição infinita de padrões.

Nada é tão ruim que não possa ser piorado.


Pontos Altos: Atores não profissionais, a verdade dói

Pontos Baixos: Realismo demais machuca

Nenhum comentário: