quinta-feira, 12 de novembro de 2009

This is It (Michael Jackson's This is It)

Diretor: Kenny Ortega

Elenco: Michael Jackson

Gênero: Documentário/Musical

Ano: 2009








Há muito tempo que o talento de Michael Jackson foi ofuscado pelas suas excentricidades, escândalos sexuais e diversas polêmicas. Seu retorno aos palcos planejado para o ano de 2009 estava praticamente encaminhado e definido quando o mundo foi informado de sua prematura morte.

Muitos duvidavam que o rei do pop conseguisse mesmo realizar os 50 concertos programados, o objetivo era quitar muitas de suas dívidas, fruto de seu estilo de vida peculiar e luxuoso. Para Michael Jackson figura pública e personagem dos holofotes, se tratava de levar amor ao mundo e conscientizar as pessoas sobre a importância em se salvar a natureza, ingenuidade tão chocante quanto sua própria aparência física.

MJ era uma persona de talento artístico insuperável e personalidade infantilizada, o que rendia muitas dores de cabeça e incontáveis manchetes em tablóides.

Michael Jackson era extraordinário, suas músicas, videoclipes e coreografias alcançaram um status insuperável e sua arte é ainda um exemplo a ser seguido e dificilmente superado. Infelizmente o gênio sucumbiu a uma problemática trajetória de vida pessoal. Apesar de pouca coisa ser mantida fora do conhecimento do grande público não chegamos a conhecer por esse documentário muito sobre o homem Michael Jackson.

Gravado para fazer parte do acervo pessoal de MJ, as imagens dos ensaios da turnê This Is It não tem grande definição e o som aparenta ser estéreo o que pode significar uma mixagem. Através delas o retrato possível de Michael é um homem apaixonado pela própria música, um artista que sabia exatamente o que queria em cada nota, movimento, luz e imagem. This Is It tenta fazer justiça a essa imagem, porém o educado e doce cantor já não tinha a mesma voz, preparo físico e empolgação pela música.

Para algumas pessoas estas imagens do que a rigor nem poderia ser considerado um filme eram a prova de que o ídolo ainda estava vivo, que cedo ou tarde teríamos Michael novamente na cena musical para renovar a música, a dança e os videoclipes, que o talento superaria qualquer adversidade.

A importância inegável de MJ para a música não sofre nenhum tipo de influência com este filme, inclusive poderíamos muito bem viver sem ele e teríamos imagens menos perturbadoras do que era claramente um grande esforço.

Michael deixará muitas saudades e uma família chafurdando em seus royalties.


Pontos Altos: Essas músicas são muito boas mesmo hein.

Pontos Baixos: Necrofilia da arte, morrer é lucrativo, parente não é gente, parente é serpente

Nenhum comentário: