quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Atividade Paranormal (Paranormal Activity)

Diretor:Oren Peli
Elenco: Katie Featherston, Micah Sloat, Mark Friedrichs, Amber Armstrong, Ashley Palmer
Gênero: Terror
Ano: 2009




Baixo orçamento e filmagem caseira tem redefinido a necessidade de grandes investimentos para conseguir salas de cinema lotadas e lucro certo. Atividade Paranormal com apenas 15 mil dólares e dois atores inexperientes se tornou uma das grandes sensações do cinema de horror de 2009.


A premissa simples é efetiva, na calada noite preta uma casa que faz muitos sons podem acelerar o coração de qualquer cristão mais estressado, e um jovem casal que acaba de decidir morar juntos tem o relacionamento testado por uma assombração que acompanha um dos cônjuges.


Para poder carregar o rótulo de filme de terror, no entanto, mais do que uma madeira rangendo é necessário e aos poucos as coisas vão acontecendo.


Atividade Paranormal entrega a encomenda no prazo, a filmagem amadora se encarrega de trazer identificação com o espectador que pode ficar com (mais) medo de dormir solitário em um sobrado cheio de cômodos.
Há aproximadamente uma década atrás Bruxa de Blair chacoalhou o gênero ou se travestir de filme documentário para gerar uma enorme curiosidade e propaganda boca a boca. Há pouco tempo atrás Cloverfield também se encarregou de revisitar o que seria um novo gênero.

O fato é que não há nada de novo nem no roteiro nem no formato de Atividade Paranormal, muitos já fizeram a mesma coisa e com muito mais qualidade (talvez não na relação entre investimentos e resultados). Porém é impossível desconsiderar que os produtores estão engatinhando para descobrir o que o público quer assistir, se é plausível investir muito pouco e ganhar muito para que tanto trabalho com um blockbuster?


Atividade Paranormal assusta os corações mais fracos e reacende a discussão sobre a necessidade de grandes orçamentos para se fazer cinema.


Para assistir sem grandes expectativas...


Pontos Altos: Arrasta logo essa mulher!, quem mora em casa sabe o que são esses barulhos!

Pontos Baixos: Pra que um casal precisa de três quartos com três camas de casal? Não assusta os já amaciados por grandes filmes de terror

Nenhum comentário: