quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Tá Chovendo Hamburguer (Cloudy With a Chance of Meatballs)

Diretor: Chris Miller/Phil Lord
Elenco: Bill Hader, Anna Faris, James Caan, Bruce Campbell, Andy Samberg, Mr. T, Tracy Morgan
Gênero: Animação
Ano: 2009




Talvez ainda chegue um ano que as animações não sejam mais consideradas como um gênero em si e se transformem num outro modo de fazer cinema onde o roteiro possa definir que tipo de filme estamos assistindo. Muitos filmes já são feitos nessa onda, mas o rótulo ainda persiste.
Tá Chovendo Hamburguer é uma animação feita para crianças, porém sua execução dificilmente seria feita com qualidade com a presença de atores reais e a interação com imagens geradas por computador.
Uma pequena ilha que fundamenta toda sua economia na exploração e comércio do peixe sardinha é abalada quando a iguaria é considerada “nojenta” e deixa de ser consumida e portanto exportada.
O colapso da economia é algo já vivenciado por diversas comunidades que vivem sob a égide da monocultura, o problema grave é visto como uma oportunidade para que o protagonista Flint, um incompreendido gênio de invenções pouco populares e úteis se inspire para buscar uma solução que lhe dê prestígio e o torne um herói local.
Uma engenhoca sua finalmente começa a funcionar e ele consegue então transformar simples moléculas de água em qualquer tipo de comida. O sucesso do invento o incentiva a torná-lo mais conhecido e por fim fazer com que o aparato em contato com nuvens faça chover comida em sua cidade.
Como estamos tratando de uma animação infantil o que parece ser ótima ideia logo se torna uma dor de cabeça e a oportunidade para que o afobado herói de fato salve a população da destruição iminente.
Muitos valores são explorados no filme que discute de certa forma a obesidade, o aquecimento global, o respeito à diversidade e a responsabilidade social como um todo.
Com qualidade técnica indiscutível e roteiro mediano Tá Chovendo Hamburguer cumpre seu papel (ainda mais quando visto em 3D) e pode entreter as crianças por uma boa sequencia de
repeats do seu aparelho de dvd.

Pontos Altos: Ensina a moderação, colorido e divertido

Pontos Baixos: Previsível e pouco criativo

Nenhum comentário: