Direção: Sidney Lumet
Elenco: Paul Newman, Charlotte Rampling , Jack Warden, James Mason , Milo O'Shea, Lindsay Crouse
Gênero: Drama
Ano: 1982
Há uma simplicidade arrebatadora na batalha judicial de O Veredito representada pelo renascimento de um advogado solitário, fracassado e desacreditado através do envolvimento em uma causa aparentemente perdida.
O advogado de O Veredito é um anti herói em essência, há um charme em seu comportamento desvirtuoso e na retomada de seus valores éticos há muito tempo perdidos em balcões de bares, Newman interpreta sem exageros a epopéia solitária pela justiça, uma representação externa da luta pessoal do personagem para reencontrar-se, obstáculo tão difícil quanto convencer aos outros da possibilidade real em se vencer a causa pela qual luta.
Dia a dia o advogado tateia cegamente soluções contra um universo que parece engoli-lo com uma eficiência cruel. Enquanto todas as forças parecem envidar esforços contra sua luta, a única alternativa de redenção é representada pelo possível convencimento num júri manipulado a todo instante, uma alegoria da própria composição da sociedade.
Sidney Lumet utiliza um elenco maduro na representação do ressurgimento do herói em ruínas, vista também como uma luta da própria condição humana em se reconstruir após uma sucessão de derrotas que abatem o caráter do indivíduo comum e o entregam a uma existência à margem.
Pontos Altos: Newman +Lumet
Pontos Baixos: Longo como um processo judicial brasileiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário