terça-feira, 20 de maio de 2008

A Culpa é do Fidel (La Faute à Fidel)

Diretor: Julie Gavras
Elenco
: Nina Kervel-Bey, Julie Depardieu, Stefano Accorsi, Benjamin Feuillet, Martine Chevallier, Olivier Perrier, Marie Kremer
Ano: 2006
Gênero: Drama levinho






França nos anos 70 e outro filme que tem crianças como protagonistas em momentos políticos, A Culpa é do Fidel é um acerto no gênero (assistam o também ótimo Machuca) e retrata o início dos anos 70 através dos olhos de Anna de La Mesa (Nina Kervel-Bey) uma garotinha de nove anos que tem sua vida transformada com a radicalização política de seus pais.
Inundada por conceitos como espírito de grupo, reforma agrária ou direito ao aborto a garota tenta compreender e se adaptar à nova realidade que seus pais investem suas energias.
Teriam se tornado ‘pobres’ do dia para a noite? Seus pais são comunistas?
De um casarão a um modesto apartamento, da proibição pelos pais à catequização de Anna, a pequena menina sofre com as alterações repentinas em sua rotina e graciosamente dentro de seu próprio universo tenta encontrar sentido e clamar pela sua antiga rotina, cheia de personalidade através de muitos questionamentos ela começa a se integrar com o novo universo e de certa forma se impor e demonstrar uma curiosa racionalidade que traz a reflexão também aos adultos que a cercam.
Acompanhada de seu irmão François (outro bom destaque), Anna demonstra que o universo infantil é muito mais amplo e inteligente do que os adultos podem considerar, mas que também existem limites a serem respeitados.
Julie Gavras conduz esta película habilmente sem apelar para soluções prontas do gênero, um drama delicado e poético que além de emocionar traz questionamentos políticos e éticos.

Pontos Altos: São tantos
Pontos Baixos: Não se aplica

obrigado Caio por mais uma dica de filme!

3 comentários:

Unknown disse...

Esse eh bom!! As sacadas da menininha muitas vezes são mais profundos que os comentários da Ifchianada. hahahaha Seja mais acid jazz nos posts. Mais Mrs. Heliodora.

(...) disse...

aaah faltou um elogio à nova geração Depardieu!
mas valeu, um bom filme realmente!
enfim a gente concordou com um filme! hehehe.

Anônimo disse...

Adorei o gênero...Drama Levinho...hehehe
Tenho que ver esse!!!!