quinta-feira, 1 de maio de 2008

Vermelho Como o Céu (Rosso Come Il Cielo)

Diretor: Cristiano Bortone
Elenco: Luca Capriotti, Patrizia La Fonte, Paolo Sassanelli
Ano: 2006
Gênero: Drama







Vermelho Como O Céu é um filme baseado na história de vida de Mirco Mencacci, o mais famoso (não vou contar agora) da indústria italiana.
É uma história muito tocante onde acompanhamos o acidente que mudou a vida de Mirco o tornando aos dez anos de idade um deficiente visual.
O acidente transforma completamente a vida de Mirco, já que não só era proibido que crianças deficientes tivessem aulas em escolas convencionais, como o internato mais próximo era em outra cidade. O menino acaba ficando longe da família, escola e amigos.
Mas o que tinha tudo para ser um pesado drama italiano acaba por ser uma agradável e leve história que emociona sem deixar ninguém arrasado.
Mirco ressente sua condição, mas não se abate e, sozinho, com a ajuda de um gravador começa a inventar histórias sonoras que remetem a sensações e imagens que aos poucos envolvem seus colegas de internato e transformam aquele colégio religioso e rígido em um lugar onde crianças podem vivenciar essa fase da vida como qualquer criança fora dali.
Fora do internato a Itália dos anos 70 vivencia um momento político delicado de autoritarismo e à sua forma o menino acaba por transgredir de forma inocente a ordem de seu colégio acompanhando o movimento político externo ao seu universo.
Repleto de sutilezas, lirismo, cenas graciosas e uma trilha sonora belíssima, Vermelho Como o Céu é uma película emocionante e transformadora. O menino em sua simplicidade infantil demonstra como os adultos são dramáticos e limitados.

Assistam obrigatoriamente, chorem e sorriam.


Pontos Altos: Atores mirins realmente cegos convencendo, fotografia e romance infantil inocente.
Pontos Baixos: A trilha se torna repetitiva em certos momentos, o diretor do colégio é bem clichêzão, mas até que não compromete...

Um comentário:

Unknown disse...

MPOPYfilme italiano eu NÃO COMENTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!