quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O Banheiro do Papa (El Baño del Papa)

Diretor: César Charlone, Enrique Fernández
Elenco: César Troncoso, Virginia Ruíz, Virginia Méndez, Mario Silva
Gênero: Drama
Ano: 2005








O Banheiro do Papa baseia-se num evento real; em 1988 o falecido (abençoado seja) Papa João Paulo II anuncia uma visita na pobre cidade uruguaia de Melo, tal evento é o suficiente para gerar esperança em seus moradores.
A esperança, no entanto, não é motivada pela fé católica e sim pela possibilidade de negócios que uma visita de tamanha representatividade religiosa possa trazer ao atrair fiéis do Brasil e de outras regiões do próprio Uruguai.
Todos os moradores que vivem à míngua investem pesado o dinheiro que não possuem imaginando lucros enormes com a venda de comidas, bandeirolas e porque não no uso de um banheiro construído para receber a procissão de visitantes (que seria muito bem alimentada).
O esforço coletivo cheio de esperanças de um povo sofrido é o enredo básico de O Banheiro do Papa, filme produzido por diversos países e profissionais renomados entre eles o nosso aclamado Fernando Meirelles.
Muitos conflitos de interesse, discussões de valores familiares e criatividade se transformam numa mistura balanceada de humor e drama num cenário de extrema pobreza captada através de uma fotografia que em alguns momentos é completamente precária e em outros muito bela, captando a identidade do local com fidelidade.
O desfecho é obviamente a concretização da chegada do Papa. Se os moradores conseguem sair do buraco que se encontram ou se recebem o castigo divino por capitalizar a fé alheia só quem assistiu até o final deverá saber.

Pontos Altos: Não é só o brasileiro que tem vida Severina, humor tragicômico
Pontos Baixos: O Papa não usa o banheiro

Um comentário:

Anônimo disse...

ainda bem q o ponto baixo foi esse!!!