quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Reine Sobre Mim (Reign Over Me)

Diretor: Mike Binder
Elenco
: Adam Sandler, Don Cheadle, Jada Pinkett Smith, Liv Tyler, Saffron Burrows, Cicely Tyson, Robert Klein, Melinda Dillon, Camille LaChe Smith, Mike Binder, Ted Raimi
Gênero: Drama
Ano: 2007






O ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 tema já abordado ad nauseum é o pano de fundo de Reine Sobre Mim.
Charlie Fineman (Adam Sandler) é um viúvo que sofre de um severo estresse pós-traumático e vive como um jovem adolescente em seu apartamento, negando para si mesmo e os outros a existência de sua família, tragicamente morta no ataque de 11/09.
Alan Johnson (Don Cheadle) seu antigo colega de quarto nos tempos de faculdade reconhece o amigo nas ruas de Nova York e decide retomar o contato numa suposta tentativa de auxiliar o tão desolado amigo.
Aos poucos a amizade se consolida e todos os clichês possíveis e os desfechos mais evidentes para as situações apresentadas vão se desdobrando minuto a minuto.
Um filme dramático com Adam Sandler suscita obviamente a questão de como se saiu o jovem ator, e infelizmente Sandler não surpreende positivamente sendo vítima do tom humorístico que conduz a maior parte de seus trabalhos misturando uma atuação séria com gags vocais e linguagem corporal pouco adequada ao papel.
Não há originalidade e há um constrangimento em diversas cenas mal dirigidas que não alcançam a carga dramática tão necessária ao tema abordado, imprimindo nenhuma emoção ou apenas embaraço.
Como cereja do bolo temos cenas que parecem um desenho animado e não um filme pelo excesso de didatismo e explicações visuais para apresentar um personagem ou um ambiente. Um exemplo é a introdução da personagem interpretada por Liv Tyler, um close na placa de identificação da profissional com nome e profissão seguidos de uma conversa com um dos protagonistas.
Recursos dramáticos e visuais pobres, aliados a um roteiro frágil e a interpretação pesarosa de Adam Sandler e embalados por uma trilha absolutamente cafona.
Para esquecer.

Pontos Altos: A ótima atendente do consultório de Alan Johnson
Pontos Baixos
: Roteiro, edição, direção e interpretação

3 comentários:

Marco disse...

Porra, cara, mas que bosta de crítica foi essa?

Anônimo disse...

Eu achei que era o único que não tivesse gostado do filme, esperava bem mais pelo o que falaram sobre ele. Achei o personagem bastante irritante em algumas cenas mas gostei de algumas partes.

Anônimo disse...

crítica idiota e pessoal...