sexta-feira, 12 de março de 2010

À Deriva

Diretor: Heitor Dhalia
Elenco: Laura Neiva, Vincent Cassel, Débora Bloch, Camilla Belle, Cauã Reymond, Gregório Duvivier
Gênero: Drama
Ano: 2009





É difícil escapar de uma definição sobre à Deriva que não apele para o título do longa metragem que parece ter aberto os horizontes da carreira cinematográfica de Heitor Dhalia para o mercado internacional, com sua primeira exibição pública em Cannes e amparado pela presença do francês Vincent Cassel, o diretor brasileiro demonstra uma segurança e uma universalidade em sua linguagem.
A narrativa de À Deriva é semelhante a de muitos filmes de status “cult” onde um personagem atravessa de forma quase dolorosa a passagem para a vida adulta.
Filipa é interpretada por Laura Neiva, uma versão mirim da atriz/modelo/apresentadora Fernanda Lima, atriz estreante que foi descoberta através de seu perfil na rede de relacionamentos Orkut, um claro sinal da importância das redes sociais para os mais diversos planos da sociedade moderna.
A bela garota de 15 anos em uma viagem de férias com seus irmãos e pais descobre uma relação extra conjugal de seu pai ao mesmo tempo em que percebe que não é mais uma menina ao atrair o desejo dos garotos.
De uma visão infantil idealizada dos pais e do jeito moleque de se relacionar Filipa ressente a mudança que não lhe foi apresentada com a devida formalidade, a maturidade chega à duras penas e é irrefreável.
Débora Bloch como uma amorosa mãe e descontente esposa utiliza sua prévia experiência de relacionamento afetivo com um estrangeiro em sua vida pessoal na interpretação, o francês Vincent Cassel também não apresenta muitas dificuldades no uso da língua portuguesa, graças é claro as repetidas visitas que tem feito com sua verdadeira família ao nosso país.
A fotografia generosa da paisagem de Búzios embeleza sobremaneira a experiência cinematográfica de À Deriva, o cenário, no entanto, não é suficiente para sobrepor a inexperiência de Laura Neiva e a falta de talento gritante de Camilla Belle.
À Deriva é sensível e agradável, mas não arrebata e apaixona.

Pontos Altos
: Fotografia, cinema brasileiro nadando em mar aberto
Pontos Baixos: Beleza não põe mesa

Nenhum comentário: