terça-feira, 2 de março de 2010

Guerra ao Terror (The Hurt Locker)

Diretor: Kathryn Bigelow
Elenco: Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty, Ralph Fiennes, Guy Pearce
Gênero: Drama/Guerra
Ano: 2009





Filmes de guerra podem ser repetitivos, cansativos e sem cérebro. Nada disso pode ser dito de Guerra ao Terror, um retrato da ocupação americana no Iraque que nasce clássico e apresenta uma faceta diferenciada do algumas vezes fascinante campo de batalha.
Através de Guerra ao Terror acompanhamos o cotidiano de um esquadrão anti bombas pelas ruas de Bagdá sentindo através dos soldados a tensão, adrenalina e exaustão frutos das constantes situações de risco de morte que são sujeitos em suas missões no país.
Kathryn com uma competência acima da média nos introduz num universo sem política, religião e outras distrações, o mote de seu filme é o estado emocional e o efeito nos indivíduos das situações que vivem. Destaca-se além disso a especialidade do esquadrão escolhido, que possibilita um suspense constante do início ao fim. Existe habilidade técnica suficiente pra desarmar todo tipo de bomba e aparatos explosivos?
Guerra ao Terror não à toa colhe indicações e prêmios, sua presença entre os grandes filmes de guerra é garantida pela sensibilidade que Kathryn Bigelow constrói cena a cena. Drama, suspense e realismo caminham lado a lado num equilíbrio perfeito.
É na pele dos soldados que surge a crítica à guerra, seja sob seus reais motivos ou pela alteração radical que imprime nas personalidades de muitos homens que são incapazes de se adaptarem ao antigo cotidiano.

Pontos Altos
: War is a drug
Pontos Baixos: Bush cadê você?

Um comentário:

O Cara da Locadora disse...

É um filme que peca por não criticar as causas daquilo, né? Mas é interessante por focar o ser humano e não o soldado...