quinta-feira, 18 de março de 2010

Paper Heart

Diretor: Nicholas Jasenovec
Elenco: Charlyne Yi, Jake M. Johnson, Michael Cera
Gênero: Comédia Romântica
Ano: 2009


Documentários tem se popularizado cada vez mais, a linguagem jornalística desse gênero tem sido subvertida através de recursos interpretativos e transformado os supostos filmes realistas em peças de humor debochado e principalmente crítica social.
Michael Moore é um dos maiores nomes do gênero, o cineasta que através de seus populares documentários extremamente direcionados tem colocado a ferida na cultura norte americana moderna. Sua escola tem encontrado adeptos que o adaptam ao humor, crítica, terror, etc.
Paper Heart é um semidocumentário ou “mockumentary”, parte dos atores interpreta a si mesmos. Os limites entre realidade e ficção não ficam claros em nenhum momento e cabe ao espectador a opção por acreditar na situação apresentada.
Charlyne Yi é uma jovem considerada excêntrica para quem está acostumado com seriados adolescentes, sua origem asiática e sua suposta timidez não combinam com sua profissão, a garota é comediante e produz música.
Além de fugir do estereótipo da moda ela não tem ideais românticos, partindo desta premissa Charlyne e seu amigo Nicholas Jasenovec decidem criar um documentário para investigar se existe amor verdadeiro.
Seguem entrevistas com especialistas de várias áreas, pessoas das mais diversas idades, casais unidos por muitos anos e os próprios amigos de Charlyne que se declaram inconformados com o ceticismo da amiga.
Michael Cera entra em cena com seu estilo de ser “Michael Cera” e imediatamente ocorre uma conexão entre o casal mais alternativo do cinema.
O documentário segue gravando tudo e a invasão de privacidade começa a ter efeitos visíveis.
Paper Heart traduz uma mudança na visão feminina sobre as relações afetivas e a modernização do que seria um namoro ideal.
Praticidade e rapidez combinam com um coração apaixonado?
Paper Heart é interessante e agradável. Vale conferir.

Pontos Altos: Impossível diferenciar realidade da ficção, entrevistas com ótimas declarações
Pontos Baixos: O casal do filme se separou na época de lançamento do filme nos cinemas, verdade ou ficção?

Um comentário:

caio narezzi disse...

tentei ver esse três vezes. desisti! hahaha