quinta-feira, 18 de março de 2010

O Despertar dos Mortos (Dawn of the Dead)

Diretor: George Romero
Elenco: Gaylen Ross, David Emge, Scott H. Reiniger, Ken Foree, David Crawford , David Early, Tom Savini
Gênero: Horror
Ano: 1978





O segundo e talvez mais importante filme da quadrilogia de zumbis do mestre George Romero, o clássico que já teve seu remake em 2004 é uma das pedras fundamentais deste importante e aclamado subgênero do terror.
Tirando os cigarros muitos dos hábitos de consumo da década de 70 permanecem, o que ressignifica o caráter clássico do filme de Romero, na sua época uma crítica a sociedade e aos hábitos humanos com uma cobertura de sangue, vísceras e miolos.
Em O Despertar dos Mortos, um casal formado por uma jornalista grávida e fumante e um piloto de heliocóptero foge de uma emissora de televisão ao saber da invasão dos mortos vivos, acompanhados de dois militares o grupo alcança um heliporto situado num shopping e ali se instala.
O local é essencial para trama, o templo do consumo funciona como um óasis num deserto e sem a ordem habitual os sobreviventes podem desfrutar de todos os produtos existentes nas lojas numa espécie de comportamento primitivo e infantil.
Infelizmente não tarda a receberem a visita de uma horda de zumbis no que acreditam ser mortos vivos que possuem um inconsciente que os leva a procurar o shopping center, retomando um hábito de outrora.
O terror sangrento de Romero é crítico na medida que demonstra que naquela situação a humanidade dos sobreviventes também é questionável, afinal existe um prazer em matar aqueles seres primitivos que buscam por carne fresca além de questionar o apego destes a um local de consumo em plena crise da sociedade.
Para que ir ao campo se aqui há tudo que podemos precisar?
A mistura de terror, humor e crítica social é uma lição de cinema.

Pontos Altos
: Guerra de tortas, ser humano é uma merda, efeitos especiais toscos, os zumbis de todos os tipos, tamanhos e cores
Pontos Baixos: Maquiagem poderia ser um pouquinho melhor

Nenhum comentário: