terça-feira, 2 de março de 2010

Preciosa - Uma História de Esperança (Precious: Based On the Novel Push by Sapphire)

Diretor: Lee Daniels
Elenco: Gabourey "Gabby" Sidibe, Paula Patton, Mo'Nique, Mariah Carey, Sherri Shepherd, Lenny Kravitz
Gênero: Drama
Ano: 2009





Lee Daniels, não pela primeira vez, surge lado a lado com um elenco inusitado, em A Última Ceia o resultado de sua produção foi um Oscar para a sofrível Halle Berry.
Preciosa, seu segundo trabalho como diretor, tem em seu elenco dois astros da música, uma comediante e uma atriz estreante, o resultado é surpreendente por diversas razões e indica a habilidade do diretor em extrair de seus atores interpretações excelentes.
O pesado drama narra a história de Precious, um nome no mínimo curioso, que aos 16 anos já carrega um currículo trágico, grávida do segundo bebê concebido através de estupro recorrentes cometidos pelo pai, analfabeta, obesa e vítima de violência física e psicológica pela mãe, um exemplo pouco ortodoxo de modelo materno.
A vida da jovem negra começa a mudar quando é orientada a participar de um projeto educacional alternativo que lhe amplia os horizontes e lhe dá voz e esperança.
A tragédia de Precious é entremeada por cenas onde ela se imagina como uma grande estrela, o contraponto oferece ao espectador a rara oportunidade de se recuperar das violências que são cometidas sucessivamente.
Apesar de ser de modo geral um filme pesado, o drama é emocionante e até mesmo surpreendentemente positivo, a jovem é uma lutadora e o seu espírito parece não se abater com a terrível situação familiar.
Mais do que uma distopia de um conto de fadas, Preciosa é um alerta sobre a situação social precária em que vivem muitos norte-americanos pobres, o serviço social antes uma solução para um problema aparece como facilitador de situações de risco para a população marginalizada que uma vez vítima de um sistema falho se envolve num ciclo vicioso de indivíduos que abusam por terem sido abusados.
O dedo na ferida americana é a nova moda cinematográfica do cinema independente do hemisfério norte.
Obrigatório.

Pontos Altos
: Elenco equilibrado e surpreendente, não é só nas terras tupiniquins que a situação está complicada, não há politicamente correto.
Pontos Baixos: Não apresenta

Um comentário:

Anônimo disse...

SPOILER!!!!
ah para! como assim n tem pontos negativos? eu sei q fizeram uma história de superaçao e tal, acho até lgl. mas n existe ser humano q superaria e agiria como ela tão facilmente. E aquele final, como assim td ta bem/vai ficar bem? É bonito msm, passar a idéia q td vai dar certo; mas uma garota jovem, pobre, quase sem estudo, com aids, 2 filhos ( um com necessidades especiais), tendo passado pelo q ela passou e sai sorrindo... n querendo sendo chato...