quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Senhor das Moscas (Lord Of Flies)

Diretor: Harry Hook
Elenco: Balthazar Getty, Chris Furrh, Danuel Pipoly, James Badge Dale, Andrew Taft, Edward Taft
Gênero: Drama
Ano: 1990






Senhor das Moscas é uma experiência aterrorizadora e impressionante, quando um grupo de meninos sofre um acidente e acaba naufragado numa ilha com seu moribundo professor é de se esperar um clima tenso com crianças inocentes sofrendo com a natureza selvagem. Não é?
Mas o que vemos de fato é quão selvagem o ser humano se torna quando a sociedade não está presente para impor suas regras de conduta e convívio social, e o fato de crianças serem as vítimas e algozes de toda violência é o que choca o espectador.
O que aconteceria se crianças não tivessem adultos as supervisionando por muito tempo? Senhor das Moscas pretende oferecer uma resposta. Obviamente o desvirtuamento de valores é algo extremamente possível num ambiente onde as regras são criadas conforme o novo tipo de organização e hierarquia que surge e isso não é necessariamente uma coisa boa ou ruim.
Há em Senhor das Moscas uma hipótese para perguntas antropológicas e psicológicas que são mais toleráveis na teoria e imaginação do que visualizadas em um filme, por outro lado os personagens são criados de uma forma maniqueísta e previsível nos obrigando a tomar partido do bom menino defensor dos valores da sociedade e resistência a forma de poder anárquica que naturalmente se impõe.
O incômodo gerado pelo filme poderia ser maior se houvesse no bom garoto Ralph uma resposta a altura do terror que lhe é infligido ou um final que lhe oferecesse uma redenção sem uma aura de santidade, afinal todos sabemos que crianças são extremamente cruéis e o homem talvez não seja tão bom por natureza.

Pontos Altos: Crianças que sabem interpretar decentemente, levantamento de questões e discussões interessantes para reflexão
Pontos Baixos: Roteiro (adaptado de livro) maniqueísta

2 comentários:

Anônimo disse...

Achei sua crítica excelente. Esse filme é bem perturbador mesmo.

bjos

Ju

Anônimo disse...

vi o filme e achei muito triste com os dois garotinhos bonzinhos sendo mortos a toa,e achei o ralph muito lindo tbm!!!!bjs balthazar!!