quinta-feira, 30 de abril de 2009

Rio Congelado (Frozen River)

Diretor: Courtney Hunt

Elenco: Melissa Leo, Misty Upham, Michael O'Keefe, Mark Boone Junior, Charlie McDermott, James Reilly, Dylan Carusona

Gênero: Drama

Ano: 2008








A travessia de imigrantes ilegais através de um rio congelado na divisa entre EUA e Canadá é o que une duas mulheres desesperadas pela sobrevivência na dura paisagem congelada do interior do estado de Nova Iorque.

Diferentes em quase tudo exceto na insatisfação de viver eternamente frustradas a mohawk Lila e a americana Ray resolvem arriscar a realizar tal travessia ilegal para juntar algum dinheiro e conseguir coisas simples como um jantar decente, aquecimento num trailler ou mais importante uma casa melhor e reaver a guarda de um filho.

Courtney Hunt em sua estreia reúne um elenco desconhecido num tema batido, mas sua direção segura que não apela ao melodrama consegue envolver o espectador no clima tenso e desesperador de mulheres que já não sabem mais ao que apelar pra resolver seus problemas.

Há uma correspondência imediata do drama entre as duas, mas a relação não se aprofunda ao primeiro contato afinal ela se iniciou por pura e simples necessidade de sobrevivência.

O roteiro de Rio Congelado não se entrega ao desfecho previsível e auxiliado pela poderosa interpretação de Melissa Leo nos proporciona mais um filme interessante oriundo do cinema independente norte-americano.

Um drama simples, tenso e sem soluções prontas. Vale a pena ver o quanto o sonho americano está distante.


Pontos Altos: Melissa Leo, relações familiares bem construídas, desfecho interessante, os filhos de Ray

Pontos Baixos: Não tem nenhum muito relevante

Nenhum comentário: