quinta-feira, 2 de abril de 2009

Operação Valquíria (Valkyrie)

Diretor: Bryan Singer

Elenco: Tom Cruise, Carice van Houten, Bill Nighy, Terence Stamp, Kenneth Branagh, Thomas Kretschmann, Tom Wilkinson, Eddie Izzard, Stephen Fry

Gênero: Drama/Suspense

Ano: 2008







Suspense histórico não tem elemento surpresa. A afirmação por mais óbvia que seja é necessária para que se enxergue Operação Valquíria como um thriller não convencional.

Diversas foram as tentativas de eliminar um dos maiores tiranos conhecidos de nossa história. Operação Valquíria trata da última delas, o nome que não foi criado pelos envolvidos já existia, se tratava de um plano de contingência contra tentativas de ataque bem sucedidas à liderança nazista.

Na reedição do plano, militares descontentes com o governo de Hitler se organizam para eliminar através de um golpe a liderança nazista e tentar estabelecer uma nova ordem antes da derrota diante a ameaça iminente dos Aliados.

Divididos entre a desaprovação dos caminhos escolhidos pelo Führer e o desejo de negociar uma trégua antes de uma derrota estes homens desenvolvem uma conspiração extremamente detalhista com o assassinato de Hitler e a tomada do poder.

A interpretação glacial de Tom Cruise se mostra adequada pelo contexto, a extensão do comportamento no ambiente familiar, no entanto, é artificial e prejudica a identificação com o espectador e o “herói” alemão.

Bryan Singer não é afeito do sentimentalismo de Spielberg e sua reconstituição do período só não é mais perfeita devido à utilização do inglês como a língua do filme (americanos sabidamente não reconhecem legendas), felizmente tanto o elenco como a direção de arte são absolutamente bem escolhidos e executados e a obra pode ser definida como correta, o thriller funciona bem e o suspense sobre o destino dos personagens é bem encaminhado.

Dá pra viver sem, mas não é de todo ruim.


Pontos Altos: Tom Wilkinson, Kenneth Branagh, direção de arte

Pontos Baixos: Núcleo familiar gélido e desperdício do talento de Carice van Houten

Um comentário:

Ernesto Coutinho disse...

O filme foi excelente! Carice foi maravilhosa, sempre achei o seu trabalho excepcional, sempre demonstrou por que é considerada uma grande atriz, desfrutei do seu talento na série Jogo dos Tronos, faz uma grande química com todo o elenco, vai além dos seus limites e se entrego ao personagem.