quinta-feira, 9 de abril de 2009

Valsa com Bashir (Vals Im Bashir)

Diretor: Ari Folman

Elenco: Ron Ben-Yishai, Ronny Dayag, Ari Folman, Dror Harazi

Gênero: Animação

Ano: 2008








O diretor israelense Ari Folman cria um novo tipo de experiência com a animação Valsa com Bashir. A história se inicia com seu encontro com um amigo de longa data que lhe confessa um sonho recorrente relacionado ao período em que ambos serviram o exército israelense, a reunião lhe desperta a curiosidade sobre sua falta de memória especialmente sobre o Massacre de Sabra e Chatila evento responsável pelo extermínio de dois mil civis palestinos no Líbano.

Aos interessados busquem saber mais sobre o evento e seus detalhes, vamos ao filme.

Ari Folman e vários de seus colegas bloquearam em suas memórias grande parte dos acontecimentos do conturbado período. O diretor resolve passar a limpo o período reencontrando os sobreviventes e lhes indagando sobre suas lembranças e relações.

Todo o processo é encenado em animação feita à mão num formato próximo ao de documentários, as lembranças de cada um geram as melhores e mais inspiradas cenas de animação vistas ultimamente no cinema, um trabalho cuidadoso de cores e luz que pode ser considerado uma obra de arte em vários momentos.

A reconstrução da história através da animação traz muita liberdade criativa ao diretor que abusa quando necessário de delírios surreais entremeados de imagens convencionais.

Apenas a direção de arte do filme seria motivo suficiente para que ele seja conferido, porém saber mais sobre a terrível história e especialmente a omissão dos envolvidos como Israel e a comunidade internacional é um conhecimento importante e necessário.


Pontos Altos: Trilha sonora, recursos gráficos bem utilizados, história interessante, abordagem inovadora

Pontos Baixos: Não fazem mais filmes 2D como esse por quê?

Um comentário:

danrocha disse...

demorei pra ver esse filme... ficava adiando adiando... mas logo que terminei de assistir, já queria ver de novo. excelente.