quinta-feira, 11 de junho de 2009

O Homem Elefante (Elephant Man)

Diretor: David Lynch

Elenco: Anthony Hopkins, John Hurt, Anne Bancroft, John Gielgud, Wendy Hiller

Gênero: Drama

Ano: 1980







“Eu não sou um animal, sou um ser humano!” a frase proclamada por John Merrick, o Homem Elefante, tem um impacto tão grande quanto o som de uma arma disparada para o alto neste clássico de David Lynch.

Com muita classe, o controverso diretor, conta a tocante história de um homem acometido por graves deformações e doenças congênitas tão terríveis que não só lhe causam sofrimento físico, mas principalmente o relega a categoria de uma pessoa de segunda classe, um personagem de circo, um animal exótico a ser exposto para um público que se regozija com o suplício alheio e a evidente diferenciação social que uma estética monstruosa tem o poder de condenar.

O destino de Merrick muda quando é encontrado por um ambicioso e promissor cirurgião médico interpretado por Anthony Hopkins, de animal de circo para exemplo de anomalia genética o seu tratamento social começa a mudar e uma radical guinada acontece quando seu médico percebe que o Homem Elefante consegue falar, é sensível, educado e inteligente, o que atrai a atenção de diversas figuras públicas e pessoas da sociedade que ficam ansiosas por conhecer o monstro refinado.

Se por um lado, é até reconfortante imaginar que um homem deformado não possui consciência do que vive, saber que ao contrário o homem é sensível torna o sofrimento, maus tratos e o preconceito sofridos por ele muito mais poderosos. O Homem Elefante não é uma criatura e sim um homem.

David Lynch através de um caso específico revela o que há de monstruoso, cruel e assustador numa sociedade de traços perfeitos, o “diferente” e desconhecido não tem voz a não ser que lhe seja concedida, não tem direitos próprios ao menos que alguém o defenda e não merece a dignidade de um tratamento por ser “incurável”.

O Homem Elefante é um filme sensível e emocionante. David Lynch em grande estilo.


Pontos Altos: John tomando chá com a sociedade, a perseguição na estação de trem, as dúvidas do médico sobre seus reais interesses, o último sono

Pontos Baixos: Relação pouco desenvolvida do Homem Elefante com a criança cuidada pelo seu “proprietário”

Nenhum comentário: