quinta-feira, 4 de junho de 2009

Se Eu Fosse Você 2

Diretor: Daniel Filho

Elenco: Glória Pires, Adriane Galisteu, Vivianne Pasmanter, Tony Ramos, Maria Luisa Mendonça, Marcos Paulo, Isabelle Drummond, Chico Anysio, Cássio Gabus Mendes

Gênero: Comédia

Ano: 2008






Terrível, péssimo, insosso e oportunista são qualidades que definem a sequência da bem sucedida (em termos) franquia dirigida por Daniel filho iniciada em 2006, longe de ser o fim de uma história sem grandes novidades Se eu Fosse Você 2 é apenas o segundo filme de uma provável trilogia que inevitavelmente arrecadará muito dinheiro nos cinemas.

O ator aposentado Daniel Filho tem se dedicado exclusivamente ao cinema, sua experiência na atuação especialmente na Rede Globo permite que seus filmes tenham uma identificação imediata com os consumidores da produção dramática da cadeia televisiva, são os mesmos atores e a igual falta de criatividade da maioria do conteúdo criado pela rede da família Marinho.

Se Eu Fosse Você 2, não tem que apresentar os personagens ao público o que seria uma vantagem em relação ao longa anterior e permitiria uma maior liberdade na criação de cenas cômicas, infelizmente tais situações tem um conteúdo mais constrangedor e óbvio do que de fato engraçado.

Não é arriscado dizer que o grande problema da troca de corpos deste filme é transformar Cláudio num homem afeminado e Helena numa mulher masculinizada, a afetação exagerada de ambos os protagonistas não corresponde ao comportamento que possuíam antes da transformação, o resultado é um homem e uma mulher gay que tentam disfarçar suas orientações sexuais.

Apesar de não ser uma novidade, a possibilidade da troca de corpos poderia ser tão bem explorada de infinitas formas que é uma decepção a abordagem rasteira e ineficiente dada ao longa. Um exemplo: quantos homens e mulheres conhecem profundamente o corpo do sexo oposto? A oportunidade única do acesso poderia ser apresentada de tantas formas cômicas e dramáticas que assistir o que nos foi apresentado é uma verdadeira tortura.

Se eu Fosse Você - e perdão pelo trocadilho - não assistiria um filme com direção incompetente e roteiro capenga.


Pontos Altos: Não apresenta

Pontos Baixos: Absolutamente tudo, você já viu tudo isso nos anos 80 com muito mais qualidade

3 comentários:

O Cara da Locadora disse...

Então, não achei tão ruim, pelo contrário... Acho que o Brasil tá precisando experiementar em outras áreas de cinema, incluindo uma sequencia de um filme bobinho de comédia... Bem, comédia pra mim tem que me fazer rir... eu ri, todo mundo do meu lado no cinema riu... Deve ter alguma coisa boa, rs...

PS: Também acho que eles são muito mais afetados do que eles eram antes, mas... ahn, comédia galeraaa, Why so serious?? rs...

Unknown disse...

É... Pra se ter grande produção, precisa ter esse tipo de coisa tbm. Blockbuster não faz mal a ninguém. Só não quero continuar pagando por esse tipo de filme, Lei Rouanet tem que mudar...

Esther disse...

Eu também discordo, acho o filme muito bom, até porque eu ri e eu rindo em filmes é muito difícil, tem que ser um ótimo filme de comédia.
Brasileiro é bom de comédia, só não se joga muito, não se arrisca. Ruim são os filmes que brasileiro teima em fazer, no estilo cult e na maioria das vezes sai péssimo.