quinta-feira, 16 de julho de 2009

Entre Os Muros da Escola (Entre Les Murs)

Diretor: Laurent Cantet

Elenco: François Bégaudeau, Nassim Amrabt, Laura Baquela, Cherif Bounaïdja Rachedi, Juliette Demaille, Dalla Doucoure

Gênero: Drama

Ano: 2008







Facilmente classificado como um microcosmo da atual realidade francesa, Entre Os Muros da Escola não hesita em fazer um retrato extremamente verossímil e realista do universo do ensino numa sociedade que vive uma delicada tensão cultural e social em todos seus estratos.

Os bastidores do ensino com os desejos e frustrações de professores mal pagos e sua dificuldade extrema em conciliar um programa educacional com alunos de origem e comportamentos tão distintos torna este filme o mais verdadeiro dentre este gênero a parte do cinema que são os filmes de professores e seus alunos.

Se na maioria das produções norte-americanas um professor consegue conquistar a sala de aula de modo a chegar a uma redenção coletiva e mudança total de comportamento e expectativas, Entre os Muros da Escola aposta na visão crítica do papel do professor como agente de mudanças e da própria forma como os alunos recepcionam a educação como utilidade em suas vidas e não menos importante o método de ensino.

Os alunos deste filme, atores inexperientes e naturalmente talentosos, não só não aceitam tudo que seu professor resolve lhes ensinar como criticam quase todas as suas decisões e posturas.

A adolescência é um período extremamente difícil para esses jovens e não menos para seu professor que falha diversas vezes ao tentar ensinar e entender esse público tão peculiar, a humanidade dos personagens é um grande atrativo deste filme.

A experiência de Entre os Muros da Escola não é melodramática e nem por isso tem menos apelo, a educação se mostra como uma grande negociação entre as partes envolvidas e pode dar grande instrumental para professores iniciantes e epifanias para quem já saiu da escola.

Imperdível.


Pontos Altos: Alunos insolentes e inteligentes, diversidade cultural, tema renovado

Pontos Baixos: Algumas situações exageradas

Um comentário:

Anônimo disse...

filme muito bom, recomendo para todos, principalmente que faz licenciatura