quinta-feira, 23 de julho de 2009

Trama Internacional (The International)

Diretor: Tom Tykwer

Elenco: Clive Owen, Naomi Watts, Armin Mueller-Stahl, Brían F. O'Byrne

Gênero: Ação/Suspense

Ano: 2009







Trama Internacional repete uma fórmula batida de um tema que já não desperta mais interesse, um agente da Interpol e uma procuradora de justiça americana se empenham numa inglória missão de desmascarar uma grande instituição financeira e suas ligações escusas.

Mais uma vez temos grandes empresas e seus comandantes diretamente envolvidos em atividades criminosas para se obter grandes lucros e conquistar fontes de poder, tal discussão já foi levantada por diversos outros filmes e para que houvesse algum atrativo seria necessário algum trunfo como uma grande interpretação ou uma construção narrativa inovadora e criativa.

E supostamente a direção do premiado Tom Tykwer, responsável pelo premiado Corra Lola, Corra seria esse tempero fundamental, o que fica apenas na promessa.

O fato é que a cruzada contra um banco tem alguns pontos altos como o emblemático tiroteio no Guggenheim e a bela fotografia de grande parte das sequências. No entanto, o fraco roteiro aliado as interpretações preguiçosas de Owen e Watts não emplacam na prática o que situaria este filme como uma tentativa mediana de produzir um grande filme de ação.

Trama Internacional funciona como uma alternativa genérica a um original interessante, sem personalidade o longa pode conquistar seu espaço nas prateleiras das locadoras e no horário nobre da televisão aberta, porém será provavelmente esquecido poucas horas depois de exibido.


Pontos Altos: Tiroteio no museu, orelha espirrando sangue

Pontos Baixos: Clichê do vilão com prótese ortopédica, interpretações vazias, grandes empresas são os vilões da vez de novo

Nenhum comentário: