quinta-feira, 2 de julho de 2009

Exterminador do Futuro - Salvação (Terminator Salvation)

Diretor: McG

Elenco: Christian Bale, Anton Yelchin, Sam Worthington, Bryce Dallas Howard, Common, Jadagrace, Moon Bloodgood, Helena Bonham Carter

Gênero: Ficção Científica

Ano: 2009







O Exterminador do Futuro – Salvação surpreendentemente não se utiliza de viagens temporais, a fuga à regra da franquia é quase um alívio, afinal até quando vão tentar exterminar a superestimada família Connor?

Chegamos ao cenário do futuro pós apocalíptico tão citado nos longas anteriores, finalmente a Resistência tem o espaço para agir e buscar alternativas para erradicar o domínio de Skynet o super software/mainframe que domina todas as máquinas e ciborgues existentes tão hostis à existência humana.

Em termos de ação o diretor McG preenche cada segundo com cenas eletrizantes, porém a grande falha de seu predecessor se repete neste quarto filme, a unidimensionalidade da maioria de seus personagens.

John Connor teve apenas uma interpretação digna de nota e obviamente se trata de Edward Furlong no segundo e melhor filme da série que contou também com a notável superação de Linda Hamilton como a importante mãe Sarah Connor.

No filme anterior o fracasso poderia ser atribuído à fraca seleção de elenco, já neste temos um elenco com várias estrelas que não compensam as falhas. Os praticamente desconhecidos Sam Worthington e Moon Bloodgood são os únicos atores que conseguem nos causar algum tipo de reação e seus personagens Marcus Wright e Blair Williams não são tão decepcionantes como o resto de seus colegas.

A dúvida que fica é qual a verdadeira contribuição deste filme para a mitologia da série, diversas evidências dão dicas de uma continuação e quem serão os protagonistas, porém em termos práticos nada é acrescentado.

O desfecho melodramático e previsível de Exterminador do Futuro – Salvação significa que a continuação já anunciada não tem um personagem carismático o suficiente para nos manter atentos à série, a diversão explosiva descerebrada se tornou a única e absoluta protagonista.

Aparentemente os computadores realmente ganharam a guerra cinematográfica, pobres de nós...


Pontos Altos: A participação virtual de Arnold, o nascimento de um novo astro: Sam Worthington

Pontos Baixos: Diversos talentos desperdiçados, previsibilidade, muita explosão e pouca explicação

2 comentários:

calcifer disse...

Sem dúvida, Bryce Dallas Howard foi um completo desperdício de talento neste filme. Tal como Helena Bonham Carter que, para mim, apesar das poucas cenas do filme, teve a melhor interpretação. De resto, penso que o filme tem uma espetacular direcção de fotografia e apesar da previsibilidade, gostei de ver. Bem melhor que o Transformers.

Anônimo disse...

Na minha opinião foi a melhor sequencia do exterminador do futuro. Com destaque para o ator Sam Worthington que com sua atuação fez com que o filme não ficasse na mesma mesmice do outros anteriores. Ja participou do filme Macbet 2006. Uma participação apagada de Christian Bale que deste Batman 2 está sempre em segundo plano, não sendo uma boa escolha para o personagem John Connor.

Shun