quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Confissões de Uma Garota de Programa (The Girlfriend Experience)

Diretor: Steven Soderbergh

Elenco: Sasha Grey, Chris Santos, Glenn Kenney, Peter Zizzo

Gênero: Drama

Ano: 2009








Soderbergh é um dos grandes cineastas contemporâneos, com facilidade o diretor trafega confortavelmente entre gêneros comerciais e seus projetos mais pessoais, este título em especial faz parte da “Steven Soderbergh Experience” basicamente uma série de filmes de baixo orçamento com atores amadores ou desconhecidos e uma simplicidade narrativa.

Se Bubble tratava da solidão, Confissões de uma Garota de Programa não é de todo diferente, o título original The Girlfriend Experience se refere a um sofisticado serviço de acompanhantes femininas que atendem clientes de alta renda de variados segmentos. Mais do mero sexo, as jovens contratadas devem ser elegantes, inteligentes, bonitas e agradáveis.

Chelsea é a protagonista, interpretada pela atriz pornô Sasha Grey, que lida com o ofício de forma extremamente profissional, ela sabe como agir e as palavras que deve escolher para acariciar o ego de seus clientes, o que parece ser o maior propósito destes encontros.

Para nos aprofundar na persona de Chelsea além de acompanharmos sua rotina pessoal somos apresentados a um jornalista que pretende escrever uma matéria reveladora para satisfazer junto ao público a curiosidade sobre esse tipo de trabalho.

Chelsea conhece muito bem seus clientes, à primeira vista desfruta de uma relação íntima e pessoal com eles, tal ilusão se deve à habilidade artística de se morfar em personagens ideais para estes homens, o trabalho interpretativo é exclusivamente mercantil e na prática ela é a melhor ouvinte e companheira que qualquer homem pode escolher a conversa entre as partes facilmente transita entre política, economia e assuntos familiares o que na prática serve principalmente como um meio de realçar a superioridade destes homens.

A questão da elevação da auto estima através do pagamento em moeda corrente pode parecer absurdo para alguns, mas Soderbergh demonstra que é algo mais honesto que muitas de nossas relações cotidianas, a recompensa imediata por um oferecimento de um serviço sexual e emocional é bem ajustada aos valores de mercado e seus commodities.

O filme não se restringe a vida “pública” de Chelsea, a jovem tem um relacionamento estável com um rapaz que aparentemente aceita suas escolhas profissionais, sem grandes paixões não é muito claro o significado da relação para ambos e se ali existe também algum tipo de interpretação ou motivação implícita, haveria um grande ganho dramático a história caso houvesse uma maior ênfase nesse aspecto, porém o favorecimento de um viés da história pode ser totalmente proposital e não uma falha no roteiro.


Pontos Altos: Nem tão ruim nem tão boa é a vida de uma garota de programa, simplicidade com genialidade, o afeto com valor de mercado

Pontos Baixos: Faltou explorar mais o relacionamento da garota e seu namorado

Nenhum comentário: