sábado, 19 de dezembro de 2009

Informers - Geração Perdida (The Informers)

Diretor: Gregor Jordan
Elenco: Billy Bob Thornton, Kim Basinger, Mickey Rourke, Winona Ryder, Amber Heard, Rhys Ifans, Brad Renfro, Jon Foster
Gênero: Drama
Ano: 2009






Bret Easton Ellis é um dos porta vozes do vazio da década de 80, sobre este período também foi adaptado para o cinema com muita competência seu romance Psicopata Americano, infelizmente sua participação no roteiro de Os Informantes não alcança o mesmo resultado do cultuado filme dirigido por Mary Harron.
Em Os Informantes diversos personagens interligados de alguma forma se aprofundam numa não existência preenchida por sexo, drogas, crimes, traições e música, o título erroneamente nos levar a crer que se trata de um thriller policial, porém nada mais é que o nome de uma banda de música pop cujo vocalista na maioria do tempo não sabe onde está e aparentemente nem onde já esteve.
Gregor Jordan descreve um cenário de um período de ressaca permanente de uma festa que não nos foi apresentada, belos rostos e corpos mergulham em sexo e cocaína para tentar sentir um prazer que parecem não conseguir em tempo algum, não existe um único momento de felicidade e aparentemente ela nunca foi possível.
A caracterização de época é bem produzida, no entanto, há uma exagerada beleza plástica de alguns personagens algo contraditório afinal quem dorme durante o dia e abusa de drogas, sexo e álcool à noite não consegue ter um corpo malhado e uma pele bonita.
Curioso também notar que 90% dos personagens usam o mesmo modelo de óculos escuros de uma famosa marca, o que praticamente caracteriza um anti-merchandising.
Nem o terrível surgimento de uma nova doença do contexto histórico da época foi capaz de trazer alguma relevância a este filme niilista e absolutamente dispensável, o vazio por si só não tem efeito sem algum tipo de crítica.
O filme sofre do mesmo problema que seus personagens, não há conteúdo nem história a ser contada e não existe nada a ser perdido quando não se tem nada. O argumento é suficiente para chegarmos a conclusão de que não há um filme.

Pontos Altos: Winona Ryder ainda existe
Pontos Baixos: Década perdida te fazendo perder seu tempo, qual é a história?

Um comentário:

Anônimo disse...

Olhe, a história é sobre a promiscuidade duma geração, esta que foi a última 'desinformada' do vírus HIV, sendo que no ano que o filme se passa foi o ano que descobriram o vírus! Portanto, mesmo o nome da banda sendo 'The Informers', da a entender que esta geração 'informou' ao mundo sobre a epidemia que viria a mudar o comportamento de muita gente, por bem ou por mal, nos anos vindouros! Mostra a 'plasticidade', e isso esta tanto no roteiro, nas cenas, fotografia, personagens, etc. Acho que isso fica bem claro desde o poster do filme. O problema do 'The informers' não é esse lance de 'não ter conteúdo' e sim que deveriam ter feito mais com o orçamento que tinham em mãos! Mas, o filme não é ruim, só é daqueles que a grande maioria não aprecia! Se você gosta de filmes estilo 'novelão', como 'Crash','traffic', 'Bobby', é bem provável que se apegue ao filme! Não escreverei mais, pois já é o bastante para qlqr pessoa saber se deve ou não ver este filme.