quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Um Bom Homem (Good)

Diretor: Vicente Amorim
Elenco: Viggo Mortensen, Jason Isaacs, Jodie Whittaker, Mark Strong, Steven Mackintosh, Gemma Jones
Gênero: Drama
Ano: 2008



O nome do diretor de Um Bom Homem pode parecer destoante em relação ao elenco, o pouco conhecido Vicente Amorim talvez tenha algum favorecimento pelo seu parentesco direto com Celso Amorim um dos mais renomados ministros brasileiros. Os trabalhos anteriores de Amorim não justificam a entrega em suas mãos de um roteiro estrangeiro e o resultado de sua direção infelizmente não é uma boa surpresa.
Um Bom Homem se passa no período anterior e corrente do crescimento do poder de Hitler na Alemanha, seu protagonista um intelectual universitário representa o cidadão comum que aparentemente de boa índole se envolve e participa dos horrores do nazismo, essa transformação é um fenômeno dos mais importantes na história da humanidade.
Muitos autores nas Ciências Sociais se debruçaram calorosamente sobre esta discussão, isso poderia ocorrer no cinema, mas o filme não aproveita de uma boa forma esta participação polêmica do cidadão comum na banalização da violência e ódio, Viggo Mortensen em uma intepretação automática não auxilia no desenvolvimento da trama, ao mesmo tempo em que poucos personagens conseguem imprimir alguma personalidade as suas interpretações.
Para quem procura algo nos mesmos moldes, mas com qualidade assista O Leitor.

Pontos Altos: Reconstituição de época
Pontos Baixos: Romance que virou musical que virou filme que virou um desastre

Um comentário:

O Cara da Locadora disse...

É um filme que tem um final interessante, mas acho que não vale a perda de tempo do filme inteiro por ele, rs...