quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ligações Perigosas (Dangerous Liaisons)

Diretor: Stephen Frears

Elenco: Glenn Close, John Malkovich, Michelle Pfeiffer, Swoosie Kurtz, Keanu Reeves, Mildred Natwick, Uma Thurman

Gênero: Drama

Ano: 1988







Em Ligações Perigosas, Stephen Frears faz uma adaptação bem sucedida de um romance de época numa França onde sexo, vingança, cobiça, traição e falsidade moviam as relações e prazeres pessoais.

Glenn Close é uma das poucas atrizes que interpreta mais pelas expressões corporais do que pela sua voz propriamente dita, isso torna suas palavras muito mais impactantes, tal qual um vulcão inativo que desperta com força total em uma velocidade absurda e imprevista atingindo uma grande quantidade de pessoas.

John Malkovich não é dos mais belos atores, sua escolha para interpretar um conhecido sedutor libertino parece improvável a primeira vista, porém o objetivo é demonstrar o quão pouco ligada, está a beleza a arte pouco virtuosa da sedução como um inescrupuloso joguete.

Close interpreta a Marquesa de Mertouil, uma dama da sociedade que motivada por uma desavença com um nobre de sua época acerta com o Visconde de Valmont uma vingança que se torna um embate vicioso entre os ex-amantes.

Ligações Perigosas é uma guerra quase silenciosa entre dois grandes nomes da sujeira da corte francesa, para eles a queda de alguns peões no caminho é esperada e desejada.

É com o desafio representado pela entrada na equação da imaculada Madame Tourvel (Pfeiffer) que entra em combustão o jogo de sedução e poder.

Stephen Frears nos torna cúmplices do crime nesse surpreendente drama que não envelheceu uma semana desde seu lançamento.


Pontos Altos: A marquesa chama o visconde para guerra, olhares e intrigas, maldade da boa, Glenn Close sempre

Pontos Baixos: Keanu Reeves e Uma Thurman parecem produtos da Malhação

Nenhum comentário: