quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Amigas de Colégio (Fucking Amal/Show me Love)

Diretor: Lukas Moodysson

Elenco: Alexandra Dahlstrom, Rebecca Liljeberg, Erica Carlson, Mathias Rust, Stefan Horberg

Gênero: Drama

Ano: 1998








Lukas Moodysson é um diretor sueco que aborda temas delicados de forma extremamente elegante (na maioria das vezes). Amigas de Colégio, uma das piores traduções de título já divulgadas na face da Terra aborda o difícil e muitas vezes aborrecido cotidiano de adolescentes suecos, surpresa ou não é muito similar a qualquer outro grupo de adolescentes do mundo.

A protagonista do filme é Agnes uma adolescente que se muda com a família para a pequena e atrasada cidade de Amal que em nada se assemelha ao clima progressista de Estocolmo. Além de não conseguir fazer amigos ela nutre uma paixão secreta e não correspondida pela popular Elin.

É o sentimento de tal relação e as consequências de uma declaração involuntária e as contradições geradas por toda essa novidade que conduz a história deste filme.

Lukas Moodysson capta um olhar muito verdadeiro e próximo ao adolescente e seus dramas, a familiaridade a este universo é sentida inevitavelmente e todo o colégio é facilmente identificável com o que foi vivido pelo espectador permitindo uma ligação imediata com as personagens e um temor pelas suas escolhas e desencontros.

Se a abordagem é feita de forma delicada e encantadora não se pode dizer o mesmo dos enquadramentos de câmera e a produção em geral do filme que aparentemente careceu de vários elementos técnicos que causam certo estranhamento a quem está acostumado a produções mais cuidadosas. Tal problema, no entanto, não prejudica a narrativa apesar de distrair a atenção em alguns momentos.


Pontos Altos: Abordagem delicada e envolvente do lesbianismo adolescente, atuações convincentes

Pontos Baixos: Produção, ângulos de câmera, falta de recursos em geral

Nenhum comentário: