quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A Troca (Changelling)

Diretor: Clint Eastwood

Elenco: Angelina Jolie, John Malkovich, Michael Kelly, Jeffrey Donovan, Jason Butler Harner, Devon Conti, Amy Ryan

Gênero: Drama

Ano: 2008








É sabido que Clint Eastwood na direção se dedica a dramas pesados, A Troca é certamente deste gênero e não há economia nem sentimentos contidos.

O filme relata um drama real ocorrido na Los Angeles da década de 20. E se inicia quando a mãe solteira Cristine recebe num sábado uma chamada de última hora para trabalhar e ao retornar não encontra seu filho em sua casa.

Não bastasse o desaparecimento tempos depois a polícia a convoca pra reencontrar a criança que havia sido localizada, infelizmente não se trata de seu filho Walter e apesar de seus clamores a educada senhora é ignorada e perseguida pela corrupta polícia que não quer ver seu trabalho desacreditado mesmo que à custa do seu incomensurável sofrimento.

Cristine não desiste da busca de seu filho e enquanto isso um garoto que não possui semelhança alguma com este personifica a farsa que lhe é imposta garganta abaixo.

O distrito policial da cidade toma todas as medidas para desqualificar a mãe e impedir que suas alegações cheguem ao público, com a ajuda de um pastor e seu programa de rádio a epopéia de Cristina é divulgada com todos os detalhes.

Repleta de pequenas e grandes tragédias a vida da personagem é encenada por Angelina Jolie de forma impecável e avassaladora especialmente para quem possui filhos e se imagina na infeliz situação.

A fotografia, iluminação e reconstituição de Los Angeles são feitas com muita fidelidade o que garante grande credibilidade ao drama e denota um primoroso e cuidadoso trabalho técnico.

Há, no entanto, um pequeno problema de direção no ultimo terço do filme que o torna um pouco maçante e cansativo. Assim há uma perda no peso dramático da história original que pela suas características ainda mantém um grande peso.

Uma denúncia a corrupção policial que mesmo tardia é trazida as telas com bastante ênfase e empenho.



Pontos Altos: Angelina Jolie detonando, fotografia, iluminação, reconstituição perfeita

Pontos Baixos: Longa duração, falta de ritmo, Clint pegue mais leve na próxima só pra variar

Nenhum comentário: