quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Meu Irmão é Filho Único (Mio Fratello è Figlio Único)

Diretor: Daniele Luchetti

Elenco: Elio Germano, Riccardo Scamarcio, Angela Finocchiaro, Massimo Popolizio, Alba Rohrwacher, Luca Zingaretti

Gênero: Drama

Ano: 2007








Na Itália dos anos 60 num conturbado momento político, Accio um pequeno garoto questiona com veemência em seu internato os dogmas da igreja católica, a personalidade forte não permite que permaneça ali por muito tempo e é enviado de volta para sua casa.

Accio ao chegar descobre que não tem mais cama nem quarto, a recepção pouco calorosa só lhe intensifica a revolta natural e em especial o ciúmes de seu irmão mais velho.

A típica relação fraternal italiana é o tema principal de Meu Irmão É Filho Único. Disposto a sempre se opor ao irmão galante e comunista o protagonista se envolve com a juventude fascista.

O amor, a raiva e a inveja do irmão mais velho são os elementos que determinam o seu desenvolvimento e as divertidas e acaloradas discussões entre ambos.

Com uma identidade desenvolvida de natureza dependente Accio tem dificuldades em desvincular-se da poderosa figura do irmão, algo que acaba ocorrendo com o passar do tempo.

Daniele Luchetti dirige de forma segura e bela um drama sobre os exageros e despropósitos dos movimentos políticos extremistas e suas conseqüências nas famílias e corações jovens. Alternando momentos de humor com estes questionamentos Meu Irmão é Filho Único é capaz de cativar e suscitar reflexão.



Pontos Altos: Trilha, interpretações, crítica da política

Pontos Baixos: Final previsível

Nenhum comentário: