quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A Duquesa (The Duchess)

Diretor: Saul Dibb

Elenco: Keira Knightley, Ralph Fiennes, Hayley Atwell, Charlotte Rampling, Simon McBurney, Dominic Cooper, Aidan McArdle

Gênero: Drama

Ano: 2008







O incontestável distúrbio alimentar de Keira Knightley nunca foi um obstáculo para seu talento, mais uma vez a atriz figura fácil em filmes de época apresenta uma interpretação impecável e absolutamente convincente.

Georgiana Spencer, a duquesa de Devonshire, que viveu entre os séculos 18 e 19 é sem dúvida, uma das mulheres mais modernas que se tem notícia até hoje.

O casamento arranjado aos 16 anos com o duque marca o início do drama que repassa grande parte da vida de uma mulher dotada de uma incrível inteligência, senso crítico e beleza, uma figura pública totalmente amada e seguida por homens e mulheres.

O fascínio exercido por sua imagem em sua época, no entanto, não era unânime e o seu marido acaba por se revelar o único imune aos seus encantos. Seu grande poder somado a personalidade independente da esposa transforma a corte no cenário do sofrimento dilacerante desta mulher.

Num período onde mulheres se resumiam a incubadoras de filhos, objetos sexuais e a empregadas, a sensibilidade política e social da Duquesa surgem como os principais traços de uma pioneira, importante e influente personalidade feminista.

É possível dizer que a relação do funcionalista Duque com a esposa representa o confronto entre a realidade e o idealismo, o pragmatismo e a visão romântica e por que não do sexo e do amor.

Georgiana a todo tempo se mortifica com a dificuldade em se conectar com o lacônico esposo que com sua sinceridade pontual lhe lembra sua função e obrigações não cumpridas sempre que crê necessário.

E sua principal função e obrigação é prover um herdeiro homem ao duque, algo que não ocorre com facilidade e se transforma num grande e íntimo martírio. Mesmo aceitando sua função a duquesa resiste a aceitar sua posição de subordinação e submissão perante o seu marido lutando com poucos recursos contra a dominação.

Um drama de época que retrata a corte e seus temas básicos como aparências, traições, hipocrisias e fofocas que com uma direção de arte estupenda e a visão clássica e exuberante de Saul Dibb proporciona um rico retrato da sociedade e um breve esboço do retrato de uma grande mulher.


Pontos Altos: Fogo na peruca, figurino, cenários, retrato detalhado da época

Pontos Baixos: Pinta nojenta que a duquesa usa num baile, transição temporal abrupta

Nenhum comentário: