quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O Leitor (The Reader)

Diretor: Stephen Daldry

Elenco: Kate Winslet, Ralph Fiennes, Bruno Ganz, Alexandra Maria Lara, David Kross

Gênero: Drama

Ano: 2008








Tudo começa com o adolescente Michael ensopado e doente se abrigando na entrada de um prédio e logo em seguida sua acolhida por Hannah, uma mulher adulta que termina se envolvendo com o garoto numa relação com um detalhe importante que não é a diferença de idade, ela sempre pede a ele que leia livros e muito se emociona com sua habilidade narrativa pelos mais diversos temas.

O Leitor é um drama que pode ser visto de várias formas, são vários detalhes e temas abordados, mas o principal a ser notado é a culpa e vergonha pela omissão que aflige os protagonistas. Estar “em cima do muro” e se juntar a multidão é algo muito fácil que pode ter grandes conseqüências.

Michael e Hannah dividem uma cama e um tipo de comportamento que não os redime de seus pecados, mas que é facilmente identificável e compreensível pelo espectador. Quantas vezes optamos pelo caminho mais fácil apesar de não concordar com ele?

Falar mais sobre O Leitor pode revelar mais do que necessário e destruir o elemento surpresa do drama. A ambigüidade moral e o efeito das decisões tomadas baseadas nessa característica são tratados de forma muito delicada por Stephen Daldry com o auxílio do talento inquestionável da provável ganhadora do Oscar Kate Winslet.

O Leitor suscita reflexão sobre responsabilidade e seus limites e emociona em diversas partes, apesar de não poder ser considerado um filme extraordinário é extremamente interessante e vale a pena ser visto.


Pontos Altos: Kate Winslet, David Kross, uma surpresa totalmente inesperada

Pontos Baixos: Mais uma interpretação insípida de Ralph Fiennes, uma surpresa facilmente prevista

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Baby!!!!!!!

Faz tempo que eu não venho, sorry!!!!

As críticas estão ótimas!!!!

Tive duas experiências traumáticas nos últimos dias: Força Policial e Os Estranhos. Muito, mas muito ruim os dois!

Nem o Collin Farrel salvou.

Assiste para você ver a porcaria!

Um beijão!

Ju