quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Mr. Vingança (Boksuneun naui geot/Mr. Vengeance)

Diretor: Chan-wook Park

Elenco: Kang-ho Song, Ha-kyun Shin, Du-na Bae, Ji-Eun Lim, Bo-bae Han, Se-dong Kim, Dae-yeon Lee

Gênero: Drama

Ano: 2002








Mr. Vingança é a primeira parte da trilogia obviamente sobre o tema vingança do coreano Chan-wook Park, os outros títulos além de mais lapidados receberam mais destaque comercial e foram lançados no mercado internacional de forma mais ampla.

Neste primeiro, o cineasta utiliza imagens e ângulos de forma muito interessante e expressiva o que contrasta com o cenário de violência exacerbada. Não há engano, Park sabe como filmar um roteiro.

Ryu é um jovem surdo-mudo que acaba de perder o emprego que o ajudaria a conseguir o dinheiro necessário para uma operação de rim que sua irmã doente necessita. Sua namorada então o convence a sequestrar a filha de seu empregador para levantar a quantia o que inevitavelmente termina mal.

Park ao contar sua história enfatiza a violência e o retrato da situação precária do sistema de saúde coreano que se assemelha em essência ao norte-americano pela sua não gratuidade, paralelamente se desenvolve uma trama sobre o mercado negro de órgãos e o tráfico dos mesmos.

É possível encontrar uma extravagante beleza nas cenas violentas, no entanto, há um problema de profundidade do roteiro que as imagens não conseguem superar, tal obstáculo foi ultrapassado nas duas sequências lançadas posteriormente: Lady Vingança e Oldboy.

O rascunho da trajetória cinematográfica de Chan-wook Park não chega a ser brilhante, mas é um início extremamente promissor.


Pontos Altos: Fotografia e enquadramentos, ousadia

Pontos Baixos: Roteiro pouco interessante e previsível

Nenhum comentário: