quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O Lutador (The Wrestler)

Diretor: Darren Aronofsky

Elenco: Marisa Tomei, Mickey Rourke, Evan Rachel Wood, Mark Margolis, Toddy Barry, Wass Stevens, Judah Friedlander, Ernest Miller

Gênero: Drama

Ano: 2008








O Lutador de Darren Aronofsky retrata o tema batido do indivíduo “perdedor” e fracassado tão encenado pelo cinema norte-americano e temido pelo seu povo.

Darren não é um diretor convencional e o renascido Mickey Rourke juntamente com ele transforma o roteiro pouco original num drama delicado sobre melancolia, perda, solidão e falta de perspectiva.

O lutador Mike está no fim de sua carreira e não tem reais laços afetivos com ninguém buscando compreensão nos braços de uma stripper que também não está na melhor das situações. Ambos sentem na carne a força do prazo de validade da vida que escolheram para percorrer, um traço comum que nem por isso os une como poderia.

A solidão de O Lutador é devastadora, a glória e o amor foram tão fugazes e não há alternativa para a redenção, decisões passadas prejudicam qualquer mudança de rumo no presente e determinam uma infelicidade que surge como “premiação” pelo abuso na utilização irresponsável do corpo e muitas decisões precipitadas.

Os bastidores das lutas livres coreografadas são revelados e descobrimos que apesar de aparentemente falsas elas causam os mais diversos acidentes nos lutadores e que estes utilizam em sua maioria diversas drogas estimulantes e anabolizantes para se manterem em “boa forma”.

Mike “O Carneiro” é um anti-herói, que sente pena de si mesmo e um falso orgulho de seu passado, tentando sem muito sucesso se apegar a sua antiga figura vitoriosa que apenas lhe rendeu problemas de saúde e cicatrizes. Um papel defendido por Mickey Rourke com verdade e sensibilidade.


Pontos Altos: Mickey deformado Rourkey mostrando que ainda manda bem, Marisa Tomei e seu corpão

Pontos Baixos: Tema repetitivo

Nenhum comentário: