quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Dúvida (Doubt)

Diretor: John Patrick Shanley

Elenco: Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Viola Davis, Lloyd Clay Brown, Joseph Foster

Gênero: Drama

Ano: 2008








Dúvida é um drama inquietante e envolvente, o sentimento nomeia o filme e domina o espectador a maior parte do tempo. Personagens de caráter ambíguo, diálogos poderosos, uma dose de mistério e a hipótese de um caso de pedofilia são elementos que criam uma atmosfera tensa e fascinante.

Meryl Streep e Philip Seymour Hoffman superam a interpretação e incorporam seus personagens não nos deixando dúvida quanto ao talento consagrado e avassalador que possuem. É no olhar que a maior parte da atuação ocorre e isso é muito raro no cinema.

Um filme que nos faz transitar na incerteza de que lado tomar e no que acreditar, será o padre carismático e progressista um pedófilo e a freira reitora uma grande vilã perseguidora? Qual seria o propósito da mulher-dragão em sua missão pessoal?

O grande trunfo de Dúvida é nos permitir manter tal sentimento ou tomar partido. E a racionalidade aqui é algo que não pode ser aplicado ou defendido.

Fazer pensar é algo raro no cinema, escapar da resposta pode ser um interessante caminho a seguir.



Pontos Altos: Monstros sagrados contracenando, tema simples e envolvente

Pontos Baixos: Direção óbvia demais em algumas cenas (freiras são silenciosas e bebem leite no jantar enquanto padres abusam do álcool, cigarros e gargalhadas)

Um comentário:

danrocha disse...

ei queridon!!
Sabe q eu sempre leio seu blog ne? eu assino com meu Google Reader! Ja vi varios filmes q vc indicou, justamente pq vc indicou :)
uma coisa q eu sinto falta e que eu sugeriria é colocar um trailer do youtube do filme direto no post!
e algo talvez contraditorio, ja q isso nao é o objetivo do seu blog: pq vc nao coloca um link pra algum outro site q ofereca links para baixar o filme, tal como www.rlslog.net? Veja bem, vc nao estaria oferecendo link algum, mas sim mostrando outro site q faz toda a parte "ilegal" da coisa... mas enfim, ta bom ja do jeito q ta!! :) saudades...