quinta-feira, 21 de maio de 2009

Cleópatra

Diretor: Julio Bressane

Elenco: Alessandra Negrini, Miguel Falabella, Bruno Garcia, Heitor Martinez, Lúcio Mauro, Taumaturgo Ferreira

Gênero: Drama

Ano: 2007








Vaiado em sua primeira exibição no Festival de Cinema de Brasília, Cleópatra de Júlio Bressane investe na vida privada da rainha filha de Ptolomeu, uma notável mulher erudita que representava em sua época a superioridade cultural do Egito.

O cineasta de forma audaciosa retrata o contexto histórico da época abusando dos diálogos longos e complexos e dos sons representando situações não mostradas que refletem de alguma forma na personagem título, nos seus amores, amantes e inimigos.

O baixo orçamento é compensado pela excelente iluminação e fotografia, a trajetória da rainha poliglota apesar de visualmente onírica e lisérgica em vários momentos é fundamentalmente contada através de difíceis, porém necessários diálogos e monólogos que devem cansar os espectadores do cinema convencional e os que não apreciam interpretações teatrais, exageradas e afetadas.

O cinema de Bressane é ousado e reside aí sua grande qualidade, afinal retratar tal tema utilizando língua e recursos nacionais já é motivo suficiente pra causar discussões e controvérsias. Bressane consegue contar uma história de forma única e autoral.

Uma das consequências de sua escolha é a discussão se o cinema brasileiro subsidiado de verbas públicas deve retratar apenas temas nacionais.

Alessandra Negrini se aprofunda na pele de Cleópatra num desempenho que nos faz esquecer todo e qualquer papel interpretado nas novelas globais, a liberdade e possibilidade proporcionada por Bressane são bem aproveitas pela atriz que infelizmente pesa a mão no sotaque irritante e artificial criado por ela em algum delírio inconseqüente de suposto talento criativo.

Cleópatra tem vários problemas como a escolha duvidosa do próprio elenco, mas são diversas também suas qualidades como as cenas de sexo, a direção de arte e a câmera diferenciada.

Cansativo, provocativo e visualmente belíssimo o filme de Bressane é tão controverso quanto o próprio tema. Para os destemidos, vale conferir.


Pontos Altos: Visual extraordinário das cenas em estúdio, ousadia, trilha sonora

Pontos Baixos: Sotaque da Negrini, sotaque da Negrini, sotaque da Negrini, Caco Antíbes Bad Mood Reloaded

Nenhum comentário: