quinta-feira, 21 de maio de 2009

O Menino do Pijama Listrado (The Boy in the Striped Pyjamas)

Diretor: Mark Herman

Elenco: Vera Farmiga, David Thewlis, Rupert Friend, Richard Johnson, Sheila Hancock, Jim Norton, Asa Butterfield, David Heyman, Jack Scanlon

Gênero: Drama

Ano: 2008







O Menino do Pijama Listrado é uma adaptação do best seller editorial cujo drama se passa na década de 40 num cenário familiar afetado diretamente pelo nazismo.

Bruno, um garoto de oito anos, recebe a notícia que deverá deixar seus amigos e sua querida casa para acompanhar sua família ao interior, a promoção recente de seu pai é o motivo da mudança que culminará no fim da inocência do pequeno garoto.

Seu pai aceita gerenciar um campo de concentração e leva sua família para morar numa “fazenda” que com o decorrer do filme mais se assemelha a uma ante sala de um quartel militar do que uma residência propriamente dita.

Limites são estabelecidos, porém o solitário garoto consegue explorar o terreno da casa e em pouco tempo encontra uma cerca eletrificada que o mantém separado de pessoas vestidas com pijamas listrados (uniforme de prisioneiros). Dentre elas está um menino de mesma idade claramente judeu que é tratado tal qual um adulto no campo.

O romance adaptado é feito para emocionar, abusando da visão de mundo de duas crianças em pólos opostos e com visões absurdamente inocentes e pueris sobre os acontecimentos com que se deparam.

Por um lado, a fórmula tem um mérito, pois simplifica o racismo a ponto de torná-lo inexplicável e sem possibilidade de racionalização ou justificativas. No entanto, a ingenuidade exacerbada do menino alemão e seu novo amigo judeu são mais um artifício manipulador do que um elemento que emociona.

Produzido pela BBC inglesa e todo falado com um sotaque britânico, O Menino do Pijama Listrado não inova a ponto de se tornar uma nova referência no cinema de guerra, a adaptação, contudo, é bem realizada e pode agradar o espectador menos exigente.


Pontos Altos: Tentativa de nova abordagem

Pontos Baixos: Garotos irritantemente inocentes

Nenhum comentário: