quinta-feira, 7 de maio de 2009

Gêmeos - Mórbida Semelhança (Dead Ringers)

Diretor: David Cronenberg

Elenco: Geneviève Bujold, Jeremy Irons, Heidi von Palleske, Barbara Gordon, Shirley Douglas

Gênero: Drama

Ano: 1988









É aterrorizante o retrato da vida dos gêmeos idênticos Elliot e Beverly Mantle, unidos e dependentes suas personalidades extremas e opostas se complementam. A associação se dá em todos os campos da vida e ambos dividem confissões, compromissos, profissão, mulheres e o apartamento onde moram.

A relação funcional e mórbida entre as necessidades e as habilidades de ambos se estremece quando se envolvem com a famosa atriz Claire por quem um deles se apaixona perturbando a cumplicidade única e a ordem peculiar da relação entre eles.

Quando o dependente Beverly se torna um viciado em remédios tal qual sua amante o seu descontrole altera a suposta perfeição da rotina de ambos que rapidamente se deteriora trazendo consequências devastadoras e arrepiantes.

Grande parte do impacto de Gêmeos – Mórbida Semelhança se deve a interpretação irretocável de Jeremy Irons que alterna com assustadora competência os irmãos e suas grandes disparidades, o que só é possível através dos efeitos especiais únicos para sua época e o talento de seu protagonista.

A relação é uma perversão da fantasia infantil do aproveitamento social da semelhança física entre gêmeos idênticos. O deturpado prazer em iludir é somado ao desprezo pela sociedade como um todo, um acentuado comportamento misógino e um complexo de superioridade altamente exacerbado.

A união fraterna se revela como um fator de risco à sociedade e aos próprios irmãos que em sua trajetória degradante mergulham num delírio psicótico trágico que envolve o espectador de maneira arrebatadora e contundente.

Gêmeos – Mórbida Semelhança mexe com o imaginário coletivo sobre as possibilidades proporcionadas pela aparência física e suas inevitáveis consequências, intensamente siameses no campo psicológico a simbiose é tão assustadora quanto fascinante.

Obrigatório.



Pontos Altos: Jeremy Irons, terror psicológico intenso, atores maduros em papéis de destaque

Pontos Baixos: Abertura não condiz com o filme

Nenhum comentário: