quinta-feira, 21 de maio de 2009

A Onda (Die Welle)

Diretor: Dennis Gansel

Elenco: Jürgen Vogel, Frederick Lau, Max Riemelt, Jennifer Ulrich, Christiane Paul, Jacob Matschenz, Cristina do Rego

Gênero: Drama

Ano: 2008










A Onda é um pequeno grande filme que com a divulgação correta pode causar muito barulho. Baseado numa história real o drama ocorre numa escola onde um professor decide inovar seus métodos didáticos para ensinar sua turma o funcionamento de um regime fascista.

O fato é que a construção coletiva do conhecimento entre os pupilos e o mestre cresce a ponto de serem criadas organizações semelhantes ao regime, como uniformes, ideais, saudações e formas de tratamento. Os jovens alunos se sentem motivados com o sentimento de unidade e com a liderança firme imposta por alguns dos próprios alunos e do professor que se sente querido e respeitado por uma massa crescente de jovens.

A questão colocada inicialmente é se a Alemanha poderia usufruir positivamente de um regime autocrático e como isso se daria na prática.

A resposta é dada pelo filme e obviamente as coisas saem do controle.

Dennis Gansel estabelece uma narrativa semelhante a um trabalho acadêmico e leva a cabo a conclusão num clímax que nos deixa com um gosto amargo na boca.

A facilidade da manipulação das massas que podemos ver em ditaduras e mais contemporaneamente em regimes populistas é algo extremamente perigoso e volátil. É por esse motivo que A Onda se mostra interessante e também um objeto de discussão política, sociológica e psicológica.

Um filme que levanta preocupações sérias e serve como alerta. A história pode sempre ser repetida.


Pontos Altos: Roteiro, atmosfera de suspense, clímax aguardado

Pontos Baixos: Aparentemente quase todo alemão tem tendência ao fascismo?

3 comentários:

danrocha disse...

estou pra ver esse filme há tempos :)
semana foi meio alema por aí nao?

Unknown disse...

A respeito do ponto baixo.

O ponto principal desse filme é que as raízes de um regime totalitário crescem em qualquer lugar do mundo. Isso ocorreu na Califórnia. Tem muito mais a ver com o egocentrismo do ser humano quando tem o poder em demasia em suas mãos.

Adriana

Iêda Jerônimo disse...

Líderes carismáticos que falam o que os outros querem ouvir e massas que desejam ser ser lideradas existem em todos os lugares... é preciso estar sempre atento.