sábado, 7 de junho de 2008

Cronicamente Inviável

Diretor: Sérgio Bianchi
Elenco: Dira Paes, Zezeh Barbosa, Daniel Dantas, Betty Gofman, Zezé Motta, Cecil Thiré, Leonardo Vieira
Ano: 2000
Gênero: Drama






Este premiado filme conta as histórias de quatro pessoas que se reúnem para um jantar em um restaurante de São Paulo, são eles: o proprietário, sua gerente e um casal amigos dele. Paralelamente à discussão sobre a realidade brasileira que ocorre entre eles a história de cada um se desenvolve e a crítica social planejada por Bianchi se desenrola.
O que Bianchi demonstra é a diferença entre como as pessoas se vêem, são vistas e como enxergam o mundo e seu papel nele.
Cronicamente inviável traz uma crítica e uma linguagem cinematográfica diferenciada a qual não estamos acostumados o que pode causar estranhamento para alguns iniciantes.
Com uma montagem visivelmente trabalhosa e diálogos excessivamente verborrágicos o filme destila uma crítica social que atinge a todas as camadas sociais e traz à tona o papel de agente participador que todos possuem na realidade em que vivem.
Até que ponto Bianchi alcança a realidade efetiva da sociedade brasileira não podemos saber, mas como obra o diretor consegue fechar todas as questões e demonstrar que não há inocência, vítima ou algoz.


Pontos Altos: Final perturbador, montagem exata, crítica redonda
Pontos Baixos: Diálogos exagerados, fotografia pesada e excesso de história de vida dos personagens

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu assistiiiiiiiiiii
Assisti esse filme a muito tempo, inclusive uma atriz amiga minha faz uma ponta no filme...ela é a enfermeira!!!hehehe
Adoro o filme, fiquei chocado uns 3 dias, a crítica é exata mesmo...é um filme perturbador e engrandecedor...arrasou!!!