domingo, 15 de junho de 2008

Paranoid Park

Diretor: Gus Von Sant
Elenco: Gabe Nevins, Daniel Liu, Taylor Momsen, Jake Miller, Lauren McKinney, Winfield Jackson, Joe Schweitzer, Grace Carter
Ano: 2007
Gênero: Drama






Gus Von Sant não faz cinema convencional, seu forte são as imagens e não os diálogos e nisso ele realmente possui grande mérito.
Paranoid Park é narrado através de uma carta por Alex (Gabe Nevins) um jovem de 16 anos que tem uma vida completamente normal e aborrecida e tem como única paixão o skate.
O título se refere a um parque onde existe uma pista de skate freqüentada por todos os tipos de ‘tribos’ urbanas. É essa convivência que traz fascínio ao jovem.
Apesar da aparente vida ideal Alex não é como seus amigos e representa até certo ponto a conturbada fase adolescente que todos vivenciamos. Seus pais pouco aparecem e tem importância diminuída e as imagens dão conta disso ao desfocá-los ou nem mesmo serem focados pela câmera.
É nesta pista de skate que a vida de Alex parece adquirir e perder sentido, sua narrativa não-linear aos poucos revela o fato que abalou a cidade e sua própria vida.
Gus Von Sant estabelece uma visão unidimensional da complicada fase adolescente através da trilha e de imagens, Alex é um adolescente/zumbi em crise e sua extrema apatia e alienação está aparente e super desenvolvida.


Pontos Altos: Fotografia e trilha
Pontos Baixos: Cena desnecessária do guarda se arrastando, visão simplista da adolescência

Nenhum comentário: