domingo, 15 de junho de 2008

A Outra (The Other Boleyn Girl)

Diretor: Justin Chadwick
Elenco
: Natalie Portman, Scarlett Johansson, Eric Bana, Kristin Scott Thomas, Jim Sturgess, Juno Temple, Benedict Cumberbatch, Eddie Redmayne
Ano: 2008
Gênero: Drama



Inglaterra século XVI, o Rei Henrique VIII (Eric Bana) está casado com Catarina de Aragão, uma rainha que após diversas tentativas não obteve sucesso em ter um filho homem e por sua idade avançada não tem mais condições de produzir um herdeiro.
O ambicioso pai da família Bolena juntamente com o tio das meninas através de informações privilegiadas ao saberem do descontentamento do Rei elaboram um plano para apresentar a filha mais velha a perspicaz Ana (Natalie Portman) para o Rei e transformá-la em amante o que traria muitas regalias e levaria a família da província a um lugar privilegiado na corte.
Ana aceita o desafio de seduzir o rei, mas sua personalidade forte acaba por afastá-lo, sua irmã a bondosa e já casada Maria (Scarlett Johansson) encanta com sua naturalidade o Rei que convoca a família para a corte. Ana se ressente com a irmã que jura em vão ser inocente.
Henrique VIII afasta o marido de Maria e após um longo caso ela engravida do rei.
Enquanto isso Ana devido ao seu comportamento impulsivo é exilada para a França para que não comprometa os planos familiares.
Devido a uma gravidez de risco e repleta de cuidados Maria não recebe mais o afeto do rei, prevendo um futuro problema o pai (ou gigolô) pede que Ana volte para seduzir e manter o rei ligado à família.
A rancorosa Ana retorna mais sofisticada e encanta o rei, mas esta Bolena não queria se contentar com o papel de amante e manipula o rei para que rompa com sua irmã separe-se de Catarina e a faça rainha.
Profundas mudanças no reino são conseqüências das manobras e intrigas da sedutora Ana que em certo momento se desespera por não conseguir conceber um menino e perde o controle da situação.
Um filme cheio de qualidades técnicas, roteiro fluido e interpretações acima da média, apesar do deficiente rigor histórico e pouca fidelidade à História propriamente dita.
Natalie Portman numa das suas melhores interpretações passa de vilã a mocinha em segundos causando sensações ambíguas demonstrando uma construção da personagem com muitas nuances e tridimensionalidade.


Pontos Altos: Natalie Portman, roteiro com ritmo, fotografia
Pontos Baixos: Um pouco de fidelidade à história original não seria ruim, mudanças do reino pouco exploradas pelo diretor

3 comentários:

Ivan disse...

A Natalie é linda no meu gosto!
Tô curioso pra assistir, adoro mulheres super dominatrix!
haha

Anônimo disse...

Tb assisti este....
Achei ótimo conhecer a história da mãe da Rainha Elizabeth...Natalie está ótima...Gostei do roteiro...Gente, como ele conseguiu acabar com a família dele em nome de um Rei...pelo amorrrrrrrr....oh Lord!!!
Vale a Pena

Ju Miyazawa disse...

Deus! Se o diretor nao mudou o curso da historia, baile funk é fichinha perto da baixaria que rolava nos bastidores da nobreza las pro idos do s seculos XIV!
Natalie mais uma vez mostrando a que veio nesse mundo. Matou a pau!
Adorei!