domingo, 15 de junho de 2008

Um Jogo de Vida ou Morte (Sleuth)

Diretor: Kenneth Branagh
Elenco
: Michael Caine, Jude Law, Harold Pinter
Ano: 2007
Gênero: Drama/Suspense







Um Jogo de Vida ou Morte é um remake de um Jogo Mortal de 1972, além do mesmo roteiro ambos os filmes têm o fabuloso Michael Caine. Na primeira versão o ator interpretava o jovem Milo Tindle que aqui é interpretado por Jude Law, Caine agora é Andrew Wyke um popular escritor.
A história se passa dentro da moderna e tecnológica residência de Wyke que recebe o amante de sua mulher Maggie para uma conversa nada convencional.
Tindle quer que Wyke conceda o divórcio para que ele se case com Maggie, mas o que parecia ser um simples pedido se transforma num elaborado e desgastante embate que os consumirá de formas impensáveis.
Há um fascínio pela desconstrução da personalidade aparente do outro o que os leva a se digladiar psicológica e fisicamente, e esse é o grande atrativo do filme. Os diálogos afiados e combates físicos destes dois grandes atores têm um efeito hipnotizante.
A busca pelo controle da situação e a dominação de caráter humilhador faz com que o embate se torne ao invés de meio para um fim o principal objetivo, e a mulher que antes era o pivô seja completamente esquecida.
O diretor Kenneth Branagh dirige de forma extremamente competente esta película utilizando ângulos de câmera inovadores e completamente adequados ao enredo.
Se a questão é controle, fica evidente que Kenneth não tem problemas em dominar o espectador da mesma forma que os protagonistas fazem com o simbólico controle remoto que comanda a casa hi-tec.
Assistam.


Pontos Altos: Não conseguir imaginar o que acontecerá, diálogos, direção perfeita
Pontos Baixos: Não me recordo

Nenhum comentário: