sábado, 28 de junho de 2008

Fim dos Tempos (The Happening)

Diretor: M. Night Shyamalan
Elenco
: Mark Wahlberg, Zooey Deschanel, John Leguizamo, Spencer Breslin, Betty Buckley, Tony Devon, Victoria Clark, Jeremy Strong,
Ano: 2008
Gênero: Desastre





O diretor indiano Shyamalan é como aquelas bandas que alcançam um estrondoso sucesso com um álbum e que depois passam o resto da carreira sofrendo com comparações. Assim acaba por gozar de enorme popularidade que traz consigo cobranças injustas e improcedentes.
Apesar disso ele busca se renovar e se não há em Fim dos Tempos nada parecido com o celebrado suspense O Sexto Sentido (1999) temos um diretor/roteirista/produtor com estilo próprio que não se sujeita a dominação dos grandes estúdios e suas produções pasteurizadas.
Há em Fim dos Tempos uma atmosfera assustadora explorada através de imagens e trilha sonora, afinal a ameaça que causa o suicídio em massa de norte-americanos é invisível.
É parte do imaginário norte-americano o combate ao terrorismo (outro inimigo invisível?) e este tema está tão na pauta quanto alertas/desastres ambientais e ambos são abordados de certa forma pelo filme.
Wahlberg interpreta um professor de ciências que diante da realidade aterradora não consegue estabelecer teorias e se torna sujeito da imprevisibilidade da natureza, buscando apenas sobreviver ao desastre junto de sua mulher e uma garotinha.
O desconhecimento da origem da ameaça e qual é seu real modus operandi formam o fio condutor da trama, Shyamalan alcança êxito e a “moral do filme” apesar de senso comum não prejudica o resultado final.


Pontos Altos: Clima anos 70 no século XXI, trilha exagerada, medo do vento, velha dooooooida da casa
Pontos Baixos: Paris não!!! (assistam pra entender), casal Elliot e Alma com crise conjugal pouco explorada em meio ao desastre todo

2 comentários:

Unknown disse...

Não tive uma opinião formada MASSS por pior que seja, Paris SIM!
adoro PARIS!
auhauha
e realmente, deixar uma crise conjugal de lado então num põe crise porra!

Anônimo disse...

Mark Wahlberg picareta. Sofrendo o filme inteiro, credo...