sábado, 12 de julho de 2008

As Crônicas de Spiderwick (The Spiderwick Chronicles)

Diretor: Mark Waters
Elenco: Freddie Highmore, Sarah Bolger, Seth Rogen, Mary-Louise Parker, David Strathairn, Izabella Miko
Ano: 2008
Gênero: Aventura







As Crônicas de Spiderwick é um destes títulos que exploram temas fantásticos para atrair as crianças ao cinema, não é algo original, mas isso não é um problema, a compensação chega através de um elenco talentoso e afinado somados a efeitos especiais delicados e bem utilizados traduzidos num filme agradável, sensível, emocionante e divertido.
Freddie Highmore é indiscutivelmente o grande astro deste gênero, o garoto convence e se tiver um bom agente seguirá a mesma trilha de outro talento em ascensão Shia LaBeouf, interpretando gêmeos o menino carrega o filme apesar de contracenar com outros atores de talento mais do que considerável.
A família depois de uma crise financeira se muda de Nova York para uma cidade pequena, ao ocuparem a afastada casa herdada pelo tio da mãe das crianças o tédio e revolta do filho Jared se transforma numa interessante aventura fantástica com começo meio e fim, seqüências são bem-vindas, mas roteiro com conclusão que está totalmente fora de moda nos blockbusters atuais é sim uma boa opção.
Outra interessante diferença é que a aventura envolve a todos não caindo na idéia batida de que tudo foi imaginação de uma criança só que estava muito entediada.
As Crônicas... atingiu o que A Bússola de Ouro não conseguiu fazer, entretenimento coeso com efeitos especiais utilizados de forma adequada. O roteiro e as atuações devem sim ser mais importantes que os efeitos, afinal isso traz longevidade a um filme.

Pontos Altos: Atuações e efeitos
Pontos Baixos: Pontinha sem vergonha de Nick Nolte

Nenhum comentário: